Jogos Florais começam sexta-feira e prometem movimentar o fim de semana

57ª edição do evento será dedicada centenário de Luiz Otávio, grande responsável pela difusão da trova no Brasil
terça-feira, 24 de maio de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Este ano, os jogos são dedicados ao centenário de Luiz Otávio, grande responsável pela difusão da trova no Brasil (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)
Este ano, os jogos são dedicados ao centenário de Luiz Otávio, grande responsável pela difusão da trova no Brasil (Foto: Arquivo A VOZ DA SERRA)

Os tradicionais Jogos Florais de Nova Friburgo, realizados ininterruptamente desde 1960, chegam à 57ª edição e este ano serão dedicados ao centenário de Luiz Otávio, grande responsável pela difusão da trova no Brasil. A abertura será nesta sexta-feira, 27, com a já habitual recepção aos trovadores e a entrega simbólica da chave da cidade. Com início às 16h30 na Praça Dermeval Barbosa Moreira, as boas-vindas serão seguidas de inauguração da Alameda das Trovas, enchendo de poesia o movimentado espaço. Às 19h, será realizada a Noite dos Magníficos Trovadores, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (Rua Fernando Bizzotto 39, Centro), com entrega de troféus aos Magníficos Trovadores e apresentação do livro “Nova Friburgo em Prosa e Verso - Eu, Friburgo e a Trova”, de João Costa.

Sábado, 28, as atividades terão início às 10h, na capela de Santo Antônio, no Suspiro, com leitura da Oração dos Trovadores, de A.A. de Assis. Em seguida, está programada uma visita à Fonte do Suspiro e à Praça dos Trovadores Rodolpho Abbud. Às 17h, está previsto o lançamento do segundo volume do livro “Meus irmãos, os trovadores", uma coletânea da UBT nacional em homenagem ao centenário do trovador Luiz Otávio. A tarde de autógrafos será na sede da Oficina-Escola de Artes de Nova Friburgo (Praça Getúlio Vargas 89, Centro) e terá participação do grupo de cavaquinho do Ponto de Cultura de Olaria. Às 19h, destaque para o concurso que elegerá a Musa dos Jogos Florais, também na sede da Oficina-Escola.

O encerramento da 57ª edição dos Jogos Florais será no domingo, 29, com entrega de troféus aos vencedores dos concursos Nacional, Local e Paralelo, que tem como tema o centenário do magnífico trovador Luiz Otávio. A premiação terá início às 9h30 no plenário da Câmara Municipal (Rua Farinha Filho, 50, Centro) e deverá ser marcada pelo clima de alegria e confraternização. A cerimônia será abrilhantada pelo Coral Allons Chanter, da Aliança Francesa de Nova Friburgo.

A presidente da União Brasileira de Trovadores – seção Nova Friburgo (UBT-NF), Elisabeth Souza Cruz, está confiante no sucesso de mais esta edição do evento e agradece a colaboração dos amigos e parceiros, como A VOZ DA SERRA. Segundo ela, são esperados cerca de 70 trovadores de todo o Brasil — de Caicó (RN) à Porto Alegre (RS). Destaque também para a presença internacional do trovador Edwein Loureiro da Silva, brasileiro radicado no Japão, que virá especialmente para os Jogos Florais.

“Ele é um dos premiados e disse que faz questão de vir receber pessoalmente o seu 'Oscar da Trova’. Ficamos felizes com esse reconhecimento, que vem juntar-se à escolha de Friburgo para o lançamento do livro em homenagem ao centenário de Luiz Otávio. Isso dará um sentido ainda mais especial a essa edição dos Jogos Florais”, afirma Elizabeth.

Um pouco mais sobre os Jogos Florais

Promovidos pela União Brasileira de Trovadores (UBT), seção local, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo, os jogos consistem em concursos de trova em diversos âmbitos, encerrados com três dias de festa sempre no mês de maio, quando também se comemora o aniversário de Nova Friburgo (celebrado no último dia 16). Os âmbitos são nacional/internacional, para trovadores de todo o Brasil e países de língua portuguesa, com exceção dos de Nova Friburgo; local, para os concorrentes do município; e magníficos trovadores, para os que se incluem entre os dez primeiros colocados no concurso nacional, por três anos seguidos, entrando assim num quadro especial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jogos Florais
Publicidade