Jemf 2015 reúne centenas de estudantes em Nova Friburgo

Terceira edição dos Jogos foi realiza em diversas praças esportivas do município
quinta-feira, 08 de outubro de 2015
por Vinicius Gastin
Jovens competem com afinco, mas o respeito ao adversário também é exaltado durante os jogos
Jovens competem com afinco, mas o respeito ao adversário também é exaltado durante os jogos

Durante esta semana, eles trocaram algumas horas nas salas de aula pelas pistas e quadras de Nova Friburgo. Afinal de contas, a prática esportiva representa parte importante da formação educacional dos jovens de qualquer cidade. Com o objetivo de promover a integração entre os estudantes de Nova Friburgo, os Jogos Escolares Municipais Friburguenses chegam à terceira edição em 2015, e reúnem centenas de crianças em variadas praças esportivas.

O Jemf teve início no último dia 2, na Praça Dermeval Barbosa Moreira, com a competição de cabo de guerra. O Friburguense abriu as portas do estádio Eduardo Guinle para os Jogos Escolares Municipais Friburguense (Jemf) na última segunda-feira, 5. A pista de atletismo da casa tricolor recebeu as três provas: salto e corridas de 100 e 800 metros. Os pequeninos, além de participar das provas, tiveram a oportunidade de desfrutar e conhecer um pouco mais da estrutura do estádio.

“É muito gratificante ver arquibancada abarrotada de crianças, adolescentes e professores, e a pista com alunos competindo com determinação e respeito. Enfim, foi uma fusão que, frequentemente, sonhamos, mas nem sempre conseguimos realizar. É a prática do esporte em suas mais ricas vertentes: o esportivo, o social, o aprendizado nas relações humanas, a busca do equilíbrio no ganhar e no perder, enfim, sonhos nossos realizados em nós, no outro, e, às vezes, até através do outro. O dividir competências para sonhos maiores”, avalia o professor José Tadeu, um dos coordenadores do evento.

Uma grande estrutura foi montada pela organização do evento para os dias de atividades. Nas competições que tiveram o estádio Eduardo Guinle como palco, por exemplo, 39 vans ou ônibus transportaram centenas de crianças. Mais de 500 lanches com suco, achocolatado, biscoito, frutas, pipoca e algodão-doce foram distribuídos durante o dia de atividades. Uma ambulância esteve disponível para garantir a segurança das crianças.

“Foi um dia memorável, pois conseguimos reunir mais de 500 jovens. A alegria estava estampada nos rostos deles. Em se tratando de Nova Friburgo, podemos considerar que foi montada uma mega estrutura”, comemora o professor José Augusto, idealizador e coordenador do Jemf.

As competições de voleibol e basquete aconteceram na terça-feira, no ginásio de Duas Pedras. Já a competição de futsal é realizada em três dias no ginásio de Olaria. Ainda hoje, 9, além das finais do futsal, são realizados os jogos de handebol.

O evento, que está na terceira edição, acontece com alunos das categorias sub-15 e sub-13. Nos dias 19, 20, 21 e 26 de outubro, é a vez do Jemf Mirim, com os alunos dos anos iniciais, na categoria sub-11. Os jogos estão marcados para os ginásios de Olaria, Duas Pedras e Conselheiro.

  • Competição de cabo de guerra na Praça Dermeval abriu os jogos na última semana

    Competição de cabo de guerra na Praça Dermeval abriu os jogos na última semana

  • Crianças competiram na modalidade atletismo na pista do estádio Eduardo Guinle

    Crianças competiram na modalidade atletismo na pista do estádio Eduardo Guinle

  • Ginásios de Nova Friburgo recebem competições de quadras do Jemf

    Ginásios de Nova Friburgo recebem competições de quadras do Jemf

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Jemf | esporte | Jovens
Publicidade