Iphan assina documento que regulariza operação na Praça Getúlio Vargas

Termo de Ajuste de Conduta já tinha sido assinado pela prefeitura em março. MPF vai apurar poda realizada pelo Corpo de Bombeiros
sábado, 02 de maio de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Prefeitura afirmou que aguardava assinatura de entidade Iphan para dar prosseguimento ao trabalho de revitalização da Praça Getúlio Vargas. Poda realizada nas árvores está sob apuração do ministério público (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)
Prefeitura afirmou que aguardava assinatura de entidade Iphan para dar prosseguimento ao trabalho de revitalização da Praça Getúlio Vargas. Poda realizada nas árvores está sob apuração do ministério público (Amanda Tinoco/A Voz da Serra)

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) assinou nesta quarta-feira, 29, o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que regulariza as atividades de revitalização da Praça Getúlio Vargas, no Centro. O documento foi proposto pelo Ministério Público Federal (MPF), em março, depois que várias irregularidades foram identificadas na operação de poda e cortes dos eucaliptos da praça realizada pela Prefeitura de Nova Friburgo desde o início do ano.  

Segundo o procurador substituto do MPF, Jessé Ambrósio dos Santos Júnior, a apresentação pública do projeto da nova Praça Getúlio Vargas será realizada na Câmara de Vereadores entre os dias 20 e 21 de maio pela prefeitura e Iphan. Essa é uma das principais ações previstas no acordo, que ainda prevê que os friburguenses poderão participar, encaminhando perguntas, propostas e sugestões. 

Na última sexta-feira, 24, o Corpo de Bombeiro retirou alguns galhos secos e que ameaçam cair dos eucaliptos depois que o Sindicato dos Taxistas fez o pedido por meio de um ofício enviado na quinta-feira, 23, ao comandante do 6º GPM, tenente-coronel João Luiz de Moraes. “Nós realizamos a ação também no domingo (26) e podamos cerca de três a quatro árvores que estavam com galhos secos. Nosso foco foi na poda emergencial e preventiva”, disse por telefone. 

A ação dos bombeiros na praça, entretanto, foi questionada por integrantes do grupo “Abraço às Árvores – SOS Praça Getúlio”. Em publicação na página do movimento no Facebook, os ativistas questionam se o termo de ajuste de conduta está realmente em vigor. “Não é exigida a presença de botânico ou engenheiro florestal durante a poda? Quem está autorizando os bombeiros para a poda dos eucaliptos?”, disse um trecho da nota. No TAC assinado no dia 20 de março pela Prefeitura, o governo municipal assumiu o compromisso de executar o serviço de poda e corte — previsto nos laudos do Iphan de Estácio de Sá — apenas nas árvores que oferecem risco comprovado as pessoas, sob prévia análise técnica de um engenheiro florestal, agrônomo ou botânico. 

Em comunicado enviado à imprensa nesta semana, a prefeitura informou que as podas executadas na praça na sexta-feira e no domingo foram realizadas “por iniciativa e sob responsabilidade do Corpo de Bombeiros local, sem o conhecimento da administração municipal, cabendo à Secretaria de Serviços Públicos retirar os galhos que estavam prejudicando a passagem de pedestres após a poda”, diz a nota. A prefeitura ressaltou também que aguardava apenas a assinatura do documento pelo Iphan para dar prosseguimento ao trabalho de revitalização da praça. A assessoria de imprensa do MPF esclareceu que a poda realizada nas árvores está sob apuração e que o procurador pediu esclarecimentos ao Corpo de Bombeiros, “instituição que pode atuar em caso de perigo iminente”, explica a nota. 

A prefeitura disponibilizou no endereço http://pmnf.rj.gov.br/secretarias/secretaria-de-gabinete a íntegra do Termo de Ajuste de Conduta e os relatórios técnicos da Estácio de Sá e do Iphan, que deram fundamento aos trabalhos realizados, bem como do inventário dos troncos das árvores cortadas. O TAC também foi publicado no Diário Oficial do Município no dia 29 de abril.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: praça getúlio vargas | Eucaliptos | revitalização | Prefeitura | IPHAN | reforma | obra
Publicidade