Inverno multiplica casos de problemas pulmonares

Venda e aluguéis de equipamentos para melhorar vias respiratórias têm aumento de até 60% em Nova Friburgo
sexta-feira, 07 de julho de 2017
por Guilherme Alt
Voluntários da Cruz Vermelha distribuem agasalhos nas noites friburguenses (Foto: Divulgação Cruz Vermelha)
Voluntários da Cruz Vermelha distribuem agasalhos nas noites friburguenses (Foto: Divulgação Cruz Vermelha)

É na época mais fria do ano que muitas doenças, principalmente as respiratórias, têm alto índice de entradas em hospitais e clínicas. O inverno friburguense faz com que as pessoas fiquem em locais fechados e com pouca ventilação.

É o que afirma a subsecretária de Vigilância e Saúde, Fabíola Braz Pena.  “Apesar dos números estarem dentro da normalidade para essa época do ano, de fato, no inverno, os casos de doenças respiratórias e gripe tendem a aumentar. Permanecer com janelas fechadas para evitar friagem ajuda na proliferação de problemas respiratórios”, alerta.

Fabíola ainda pede que as pessoas deixem o ar circular, principalmente em ambientes públicos. “Importante salientar que em locais públicos ou com concentração de muita gente, é necessário ventilar o ambiente. Escritórios, transporte público, consultórios, todos esses lugares com muita circulação de pessoas precisam ser bem arejados”, pede.

De acordo com o Hospital Em Casa, estabelecimento que vende e aluga equipamentos hospitalares, o número de aluguéis e vendas de produtos para ajudar a solucionar problemas respiratórios aumenta em até 60%. Não são só problemas respiratórios que aumentam, problemas cardíacos por conta da má circulação sanguínea, também. Nessa época do ano, os exercícios físicos diminuem, a circulação é mais lenta e isso altera a pressão e sobrecarrega o coração.

Outro problema que vem como consequência da temperatura baixa atinge, principalmente, moradores de rua. Voluntários da Cruz Vermelha têm realizado ações nas ruas de Friburgo, desde a última segunda-feira, 3, para doar agasalhos à população carente e aumentar a proteção contra o frio. De acordo com o presidente da Cruz Vermelha de Nova Friburgo, Luiz Carlos Coutinho, o objetivo é fazer uma espécie de raio-X desses moradores. “Queremos descobrir quem são, de onde vieram, se estão sempre nos mesmo lugares. Vamos distribuir cobertores . Estamos trabalhando com a Acianf e pedimos à população que nos ajude”, pediu Luiz Cláudio.

Em uma dessas ações, os voluntários se depararam com um morador de rua em estado de hipotermia (diminuição excessiva da temperatura normal do corpo), na praça de Conselheiro. Após ser socorrido, o morador foi encaminhado para o Hospital Raul Sertã e passa bem. “Estamos em Lumiar e São Pedro da Serra fazendo rondas e vendo quem precisa da nossa ajuda”, afirmou Coutinho.

Vacina

Apesar de o Ministério da Saúde ter prorrogado o período de vacinação e ter aumentado o público-alvo, em Nova Friburgo, sobrou vacina contra a gripe. A meta de imunizar 90% do público-alvo antes do início do inverno não foi atingida e, no país, somente 63,6% de um total de 54,2 milhões de pessoas foram vacinadas. Em Nova Friburgo, a meta também não foi alcançada: 32 mil pessoas de um total de 41 mil foram imunizadas.

A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B e é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves da doença. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Dia D contra a febre amarela

Durante toda a manhã e tarde deste sábado, 8, acontecerá o Dia D contra a febre amarela, na Estação Livre (antiga rodoviária urbana). O evento começa às 9h e vai até as 16h. A vacina estará disponível para pessoas entre 9 meses e 59 anos, e serão indispensáveis tanto a apresentação da caderneta de vacinação para crianças e adolescentes quanto a receita médica para idosos.

A Secretaria municipal de Saúde já definiu a estratégia de vacinação contra a febre amarela a partir de segunda-feira, 10, em Nova Friburgo. Por orientação do Ministério da Saúde, a imunização se manterá como ação de rotina. Desta forma, a vacina estará disponível durante quatro dias na próxima semana.

Frente Fria

De acordo com o site do Climatempo, a chegada de uma nova frente fria neste fim de semana promete termômetros com temperatura ainda mais baixa. A mínima para o final de semana deve ser de 10ºC, com possibilidade de chuva e vento, o que deixa a sensação térmica ainda mais baixa.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: inverno | Frio | saúde
Publicidade