Intervenção federal ampliará ações para o interior do estado

General Braga Netto discute assunto com Comissão de Segurança da Alerj
quinta-feira, 01 de março de 2018
por Alerrandre Barros
A reunião no CML (Divulgação: CML)
A reunião no CML (Divulgação: CML)

O interventor na segurança pública do Rio de Janeiro, general Walter Souza Braga Netto, sinalizou nesta quarta-feira, 28, em reunião com deputados integrantes da Comissão de Segurança Pública da Alerj, que as ações da intervenção vão se estender para o interior do estado. A informação foi divulgada pela presidente da comissão, deputada Martha Rocha (PDT), logo após a reunião, no Comando Militar do Leste (CML). Medidas concretas ainda não foram divulgadas.

“Minha preocupação é com a migração da criminalidade para o interior. Mas o interventor me garantiu que as Forças Armadas estarão em todos os municípios fluminenses. Ele também relatou que terá verba federal, mas ainda não sabe a quantia disponível. Além dessa verba, todo o orçamento do estado para a segurança poderá ser usado pela intervenção”, garantiu Martha.

No 11º Batalhão de Polícia Militar, em Nova Friburgo, a rotina continua a mesma. Na última semana, o coronel Eduardo Vaz Castelano, disse ao jornal A VOZ DA SERRA que aguardava orientações do interventor. O batalhão é responsável pelo patrulhamento em 11 municípios das regiões Serrana e Centro-Norte fluminense.

“Não temos informação a respeito. É um fato inédito. Não sabemos o que vai acontecer. A população fica com receosa. É natural. O que posso dizer é que o nosso serviço não parou. Continuamos com o mesmo objetivo: fechar as portas para as coisas ruins, reduzir os índices de criminalidade para garantir a paz que ainda temos no interior”, garantiu Castelano na ocasião.

A deputada Martha disse ainda que um canal de comunicação entre o interventor e o Legislativo foi estabelecido durante a reunião no CML. A comissão apresentou sugestões ao interventor para o combate ao roubo de cargas, além de pedir a admissão de concursados na área da segurança e o reforço do policiamento da Baixada Fluminense e do interior. Nova reunião com a equipe de intervenção acontecerá na Alerj, ainda sem data definida.

“A reunião com o general foi muito proveitosa e estreitamos nosso laço. Assim que as ações da intervenção acontecerem, vamos marcar um encontro na Alerj com a equipe”, declarou.

Martha também entregou um estudo, realizado pela Alerj, sobre o combate ao roubo de cargas e lembrou que o orçamento de R$ 11 bilhões para a área da segurança, aprovado pela Casa no fim do ano passado, também poderá ser usado na intervenção. Tratou também da admissão dos concursados da área de segurança. São quatro mil policiais militares que esperam a convocação, além de papiloscopistas, oficiais de cartório e agentes penitenciários.

“Mesmo sem ter o poder de contratar trabalhadores, a intervenção pode melhorar a estrutura das polícias Civil e Militar. É fundamental o investimento social para que não seja utilizada somente a estratégia do confronto”, concluiu a parlamentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: crime
Publicidade