Infantil do Friburguense viaja em abril para competição em Portugal

Time embarca em abril para disputar torneio na Ilha da Madeira
sexta-feira, 17 de março de 2017
por Vinicius Gastin
Frizão renovou bastante as equipes de base para a temporada: desafio também em Portugal este ano
Frizão renovou bastante as equipes de base para a temporada: desafio também em Portugal este ano

O Japão e, agora, a “Terrinha”. O Friburguense cruza as fronteiras do país e leva consigo as cores do clube e de Nova Friburgo para o restante do mundo. Desta vez, através dos garotos da base, que compõem uma parte fundamental na maneira de fazer futebol do clube. O time sub-15 do Frizão embarca no dia 8 de abril com destino a Portugal, chega no dia 9 e por lá permanece até o dia 16 para a disputa de um torneio na Ilha da Madeira. Participam, além do Tricolor da Serra, os times locais, a exemplo do Marítimo (organizador do campeonato) e Nacional, ambos da primeira divisão portuguesa, e outros de menor expressão da Ilha. Os gigantes Porto, Sporting e Benfica também estão confirmados, assim como o Andorinha, que revelou o craque Cristiano Ronaldo. A tabela será divulgada em breve, bem como os 20 atletas e membros da comissão técnica que vão compor a delegação de aproximadamente 30 pessoas.

O convite ao Friburguense surgiu a partir do contato entre o gerente de futebol, José Siqueira, e o pai dos japoneses Toshyia (hoje no Avaí-SC) e Shoya, que recentemente passaram pelo Tricolor. A confiança no dirigente fez surgir a oportunidade para que Siqueira ajudasse em uma negociação para renovar o contrato de Shoya com o Marítimo.

“Na época nós liberamos os dois jogadores praticamente sem um acerto financeiro. Tivemos apenas um valor pequeno sobre o Shoya porque o pai insistiu em fazer, até porque já tínhamos recebido pela viagem ao Japão. No final do ano, o Shoya estava para renovar o contrato, e como o pai dele confia em mim, me pediu para ir a Portugal para resolver a renovação. O Friburguense é bastante conhecido por lá”, destaca Siqueira, que cita ainda um momento curioso: “Quando eu fui dar a camisa do clube para o presidente do Marítimo, ele olhou, reconheceu o Friburguense e a Stam, elogiando a fechadura produzida pela empresa. Às vezes não temos noção do que é a capacidade de divulgação e reconhecimento”.

A partir desse momento, e nos praticamente cinco dias em que Siqueirinha esteve por lá, os laços se estreitaram. “Além disso, há jogadores que foram revelados pelo Friburguense se destacando por lá, como o Totinho, Kennedy e outros. A partir daí, surgiu o convite para uma participação do Friburguense em um torneio sub-15. Claro que pensamos na questão dos gastos com passagens, hospedagem, translado, seguro saúde e outras coisas”, conta o dirigente.

No primeiro momento o clube aprovou o convite, mas não confirmou presença por conta dos altos custos que envolvem a viagem. Já no vôo de volta ao Brasil, junto a um dos representantes do pai de Toshyia e Shoya no Brasil, Mitsuo, surgiu a possibilidade de uma conversa para levantar os valores. “O pai deles estava muito feliz com o resultado da renovação do Shoya, do momento do Toshyia e da forma como tudo foi conduzido. Surgiu a chance, e na segunda quinzena de janeiro, fui procurado pelo Mitsuo. Ele disse que, se conseguimos as passagens, o restante das despesas em Portugal seria patrocinado pelo pai do Shoya”, revela.

Uma reunião foi feita com os pais dos jogadores, que compraram a ideia. O Friburguense, inclusive, vai abrir mão do critério técnico nessa primeira participação, oportunizando a viagem para os que tiverem condições de embarcar. “Eles vão sob a responsabilidade do Friburguense, obviamente, e alguns pais também compraram passagem e irão por conta própria. Numa próxima, vamos priorizar o talento. Mas neste primeiro momento é uma maneira de abrir as portas para novas participações, inclusive em outras categorias. Pode-se criar um calendário a partir dessa primeira participação”, explica Siqueira. 

Friburguense inicia carioca sub-17 e sub-15 fora de casa

A fábrica de talentos do Friburguense, que tem revelado bons valores nas últimas temporadas, apresenta mais alguns de seus “produtos” a partir do próximo final de semana. Os jovens atletas das categorias sub-17 e sub-15 disputam a série A do campeonato carioca, que este ano reúne as equipes que estão na primeira divisão deste ano e participaram da elite em 2016, caso do Tricolor da Serra. Além deles, os classificados em primeiro e segundo lugares no Estadual das séries B e C da categoria sub-17.

O primeiro desafio dos meninos da base será no sábado, 18, longe de casa, contra o Volta Redonda no CT do time do Vale do Aço. Assim como nos anos anteriores, o juvenil joga primeiro, às 13h, e o infantil na sequência, às 14h. As equipes folgam na segunda e 13ª rodadas, de acordo com a tabela de jogos. O primeiro duelo no Eduardo Guinle acontece no dia 1º de abril, contra o Nova Iguaçu.

O Friburguense apresenta duas equipes bastante modificadas na comparação com o ano passado. Jogadores ascenderam de categorias inferiores, e muitos outros foram promovidos ou não retornaram à Nova Friburgo. Contrariando o mito que, equivocadamente, existe na cidade, ambas as equipes terão em seus elencos vários jogadores nascidos no município. 

A competição

O campeonato carioca sub-17 e sub-15 é longo, com início no próximo fim de semana e término apenas no mês de novembro. A competição é dividida em dois turnos, sendo o primeiro turno denominado Taça Guanabara, e o segundo Taça Rio, além das finais. Na primeira etapa, as equipes jogam dentro do próprio grupo, onde avançam para as semifinais os dois melhores de cada chave. 

Para a Taça Rio avançam apenas as 12 melhores classificadas da Taça Guanabara. As finais do campeonato carioca serão disputadas em duas partidas entre os vencedores dos dois turnos.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade