Ilona Szabó: "Falta um plano nacional de segurança pública"

Em coletiva em Nova Friburgo, cientista política defende uma força-tarefa para o crime organizado no Rio de Janeiro
quarta-feira, 04 de outubro de 2017
por Ana Borges
Ilona Szabó: "Falta um plano nacional de segurança pública"
Em seu giro por várias capitais brasileiras, para falar sobre os principais problemas que afligem a humanidade, como as drogas, armas, tráfico, e suas consequências, e lançar seu mais recente livro, "Drogas: as histórias que não te contaram", a cientista política Ilona Szabó, especialista em segurança pública, política de drogas e justiça, não poderia deixar de vir à sua terra natal, Nova Friburgo.

"O nível federal, o governo está muito ausente da questão da segurança pública no Brasil"

Ilona Szabó

Aqui, em sua curta mas efetiva estada de três dias, onde também aproveita para desfrutar do convívio com a família e amigos, tem feito palestras e participado de encontros. Na manhã de terça-feira, 3, concedeu entrevista coletiva no auditório da CDL, sobre os temas ligados à sua área de atuação.

Tráfico, armas, drogas, ocupação das comunidades, quadrilhas, menores infratores, violência, educação. Ausência do estado, política corrompida, presídios, medo, desamparo. É um caldeirão de sentimentos, desgraçadamente negativos, com as pessoas cada vez mais abatidas no que elas têm de mais sagrado que é a sua dignidade.

Há esperança? Quem pode responder? No máximo conseguimos entender alguma coisa quando é dita por uma pessoa inteligente, capaz, sensível e completamente envolvida no trabalho que vem desenvolvendo, com reconhecida eficácia, há cerca de dez anos, em diversas regiões deste vasto mundo.

  “Trato as questões de uma forma interligada, porque eles interagem. Ao trabalhar com política de drogas constatei que ela tem relação com tudo que me interessa que é educação, saúde, segurança, corrupção, cultura, juventude. Atuo na área de política de drogas por conta da intercessão e dos impactos que uma provoca na outra. São políticas pelas quais eu tenho paixão por defender e ajudar a aprimorar. É sobre essas questões que nós, do Igarapé, nos debruçamos”, informou.

A equipe do Instituto Igarapé, co-fundado por Ilona, em 2011, produz pesquisas pioneiras, desenvolve novas tecnologias, aprimora a gestão da informação e influencia políticas públicas em segurança e justiça. Mantém parcerias técnicas com as polícias militar, civil, secretarias, defensoria, Ministério Público.

Uma força-tarefa para a segurança pública

Sobre a recente ocupação da Rocinha por tropas do Exército, por apenas uma semana, que não resolveu nada, segundo declaração de alguns moradores, sem nenhum resultado prático, para a maior parte deles, qual o papel de cada órgão desse sistema de segurança pública?

Segundo Ilona, uma vez que o governo federal não tem um plano nacional de segurança pública implementado, “com o qual venho trabalhando com pelo menos os últimos cinco ministros em diferentes governos”, foi aportado conhecimento junto com outros especialistas para a construção de planos que não saem do papel.  

“O nível federal, o governo está muito ausente da questão da segurança pública no Brasil, e sabemos que, com o aumento da crise fiscal, econômica, não poderíamos contar com ajuda para implementar os planos já concluídos. Então, fomos ao atual ministro da Defesa, Raul Jugmann, propor que ele focasse os recursos federais numa força-tarefa  de investigação nos moldes que temos da Lava-Jato para o crime organizado no Rio de Janeiro. Para focar em tráfico de armas, drogas, lavagem de dinheiro, e demais crimes interligados”.  

Para Ilona, o papel maior do governo federal seria aportar numa agenda para ajudar a  desmantelar as organizações criminosas. Por que? “Porque a polícia estadual como também tem envolvimento de forças de segurança pública, fica muito difícil fazer essa investigação e conseguir executá-la, sozinha. Então, a ajuda federal é chave nesta questão”, defendeu.     

No que diz respeito ao uso do Exército no patrulhamento das ruas, e no caso presente, dentro da Rocinha, Ilona considera que só se deve recorrer às forças armadas em situações limítrofes. “Em todas as intervenções que tivemos no Rio, através da lei GLO (Garantia de Lei e Ordem) que permite ao Exército atuar, em momentos de total falha do sistema estadual de segurança pública. Então, é uma exceção. Não há de fato, em toda aquela ocupação, um legado a ser comemorado em relação a mudanças que porventura tenham ocorrido. Foram, de fato, operações pontuais que respondem em momentos de crise, mas que não resultam em impacto, no longo prazo, na queda dos índices”, avaliou.      

Essa panaceia, segundo a especialista, não vai resolver os sérios problemas de segurança pública do Rio, e em outros estados. “Mas, uma vez que foi acionado por uma situação emergencial, o mais importante é como isso fica em termos de legado para o estado conseguir, e aí, assim, estruturar e melhorar as suas respostas ao crime. O combate aos crimes federais tem que ter apoio federal. Porque tráfico de armas e de drogas, e lavagem de dinheiro, são crimes federais, e aí, de fato, a União, o Estado Federal, não tem feito o seu papel”, ressaltou Ilona Szabó, neste breve trecho de uma coletiva que durou quase uma hora e renderia uma entrevista de peso, caso houvesse tempo para expor as questões que ela tão esclarecidamente abordou.     

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: crime
Publicidade