IEL fortalece programa de estágio no setor de panificação

Programa também foi apresentado aos setores metal-mecânico e vestuário
terça-feira, 28 de abril de 2015
por Jornal A Voz da Serra

Para promover maior aproximação dos sindicatos do setor de alimentação, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) articulou ações através da Representação Regional Firjan/Cirj no Centro-Norte fluminense para sanar dúvidas dos empresários sobre o Programa de Estágio Setorial. A iniciativa tem levado alunos dos cursos do Senai para experiências dentro de panificadoras da região. O encontro com sindicatos também já foi realizado no município de Cantagalo e a proposta é expandir para todos os setores industriais. O programa também foi apresentado aos setores metal-mecânico e vestuário.

O IEL compreende o estágio como estratégia fundamental para a formação do futuro profissional e acompanha de perto a forma como essa experiência é realizada. No setor de panificação, o aluno estará nas cozinhas industriais das padarias para pôr em prática o que aprende em sala de aula e trocar experiências com os profissionais do estabelecimento. Para que o programa atenda as expectativas, o IEL oferece todo o respaldo, desde a implantação até a finalização, incluindo os aspectos legais do relacionamento entre empregador e estagiário. 

Os estudantes beneficiados são de cursos técnicos e de qualificação do Senai. Segundo Astrid Maciel Motta, chefe de Divisão de Estágio do IEL, a iniciativa é importante porque “o estagiário tem a oportunidade de vivenciar na prática as atividades dentro do ambiente real de trabalho, além de ser fundamental para todos os sindicatos, pois visa a formação de futuros profissionais para os segmentos de forma planejada”. A turma-piloto foi realizada em Nova Friburgo e o programa já está pronto para receber o segundo grupo.

O Instituto Euvaldo Lodi é a casa do Sistema Firjan que realiza a integração do mundo empresarial com a universidade, promovendo a formação e o aprimoramento técnico das empresas. Para tanto, desenvolve programas e projetos, bem como apoia a gestão da inovação e o desenvolvimento tecnológico com o objetivo de proporcionar ganhos na gestão e no aumento da competitividade. O Sistema Firjan é formado por cinco entidades sem fins lucrativos, que trabalham de forma integrada para o desenvolvimento sustentável do Estado do Rio: o próprio IEL, Firjan, Senai, Sesi e o Cirj.

Para o empresário interessado é necessário ter cadastro junto ao IEL para a formalização de contrato. Esse cadastro deve ser feito através do site www.sitedoestagio.com.br. Mais informações pelo e-mail estagio.iel@firjan.org.br ou pelo telefone (21) 2587-1300.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Educação | mercado | Senai | Firjan
Publicidade