Ibama vai investigar morte de pássaros no Centro de Friburgo

Mais de 20 aves, entre pombos, rolinhas, canários e sabiás, encontradas sem vida na Avenida Campesina, podem ter sido envenenadas
terça-feira, 11 de julho de 2017
por Alerrandre Barros
Foto de capa
Os pássaros mortos na Avenida Campesina Friburguense: suspeita de envenenamento (Foto enviada por leitor)

Mais de 20 pássaros, entre pombos, rolinhas, canários e sabiás, foram encontrados mortos na manhã desta terça-feira, 11, próximo à ponte da Rua Comandante Ribeiro de Barros, na esquina com a Avenida Campesina Friburguense, no centro de Nova Friburgo. Os animais podem ter sido envenenados.

“Eu estava indo para o trabalho e encontrei esta cena deplorável. Alguma pessoa sem coração deve ter envenenado os pássaros. Não é assim que se resolve o problema do excesso de pombos”, disse um morador que enviou as fotos para o WhatsApp de A VOZ DA SERRA (22) 99213-9995.

Segundo o homem, que pediu para não se identificar, moradores da região costumam alimentar os pássaros com canjiquinha, mas alguém pode ter envenenado os animais. Os pássaros foram vistos caindo das árvores. Vários foram levados pelo Rio Santo Antônio. Outros estavam mortos nos telhados das casas.

Matar animal da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, é, segundo a Lei 9.605/1998, crime ambiental, com pena de até um ano de prisão e multa.

A VOZ DA SERRA entrou em contato com a Subsecretaria municipal do Bem-Estar Animal (Subea) para saber se alguma medida será tomada, mas ainda não obteve retorno. O jornal ainda não conseguiu contato com a Polícia Ambiental.

LEIA MAIS

Ao todo, município já tem 450 hectares livres do desmatamento em 21 RPPNS

Análise a olho nu feita pelo órgão indica que pombos e passarinhos podem ter consumido chumbinho. Prefeitura pede que população não dê comida

Aves encontradas sem vida na Avenida Campesina podem ter sido envenenadas. Ibama e Subsecretaria municipal do Bem-Estar Animal já investigam

Publicidade
Agora Faz