Ibama multa proprietário por desmatamento em Mury

Plantas nativas da Mata Atlântica foram cortadas durante extração de eucaliptos em área de 5 mil metros junto ao Parque Estadual dos Três Picos
quinta-feira, 06 de julho de 2017
por Alerrandre Barros
Foto de capa
A área desmatada em Mury (Foto: Ibama)

 

 

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou na quarta-feira, 5, em R$ 5 mil o proprietário de um imóvel que cortou plantas nativas da Mata Atlântica durante a extração de eucaliptos em Mury, distrito de Nova Friburgo.  

“Ele abriu uma estrada com um trator para a extração de eucaliptos, o que não exige licença ambiental. O problema é que ele foi desmatando plantas nativas em risco de extinção, como o palmito-juçara, por exemplo. O proprietário não tinha licença ambiental para executar o serviço”, explicou o fiscal do Ibama na cidade, Mauro Zurita.

O Ibama recebeu a denúncia pelo telefone 0800-61-8080 e, depois de embargar a extração de eucaliptos, notificou o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e a Prefeitura de Nova Friburgo para apurar o caso, já que são responsáveis pelo licenciamento e fiscalização desse tipo de serviço na cidade.

A irregularidade já havia sido identificada por uma equipe da Unidade de Polícia Ambiental (Upam) do Parque dos Três Picos na terça-feira, 4, mas não haviam encontrado o proprietário. A Polícia Civil estava investigando o caso.

O desmatamento ocorreu em um condomínio na Rua Ypê Roxo, dentro de uma zona de amortecimento do parque. A zona filtra os impactos negativos das atividades que ocorrem fora dela, como poluição, espécies invasoras e avanço da ocupação humana, especialmente nas unidades próximas a áreas intensamente ocupadas.

 

LEIA MAIS

Há 5 meses grupo havia recolhido quase 300kg no mesmo local. Detritos foram entregues à EBMA para reciclagem

Mais uma reportagem da série especial sobre cartões postais friburguenses mostra que lugar está bem preservado

Inea formou 45 novos profissionais para diversas regiões do estado

Publicidade
Agora Faz