Hospital Maternidade recebe primeiro Seminário da Rede Cegonha

Evento acontece na próxima quinta-feira, no auditório da unidade
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
por Jornal A Voz da Serra
(Foto: Henrique Pinheiro)
(Foto: Henrique Pinheiro)

Na próxima quinta-feira, 16, o Hospital Maternidade Dr. Mário Dutra de Castro recebe o primeiro seminário da Rede Cegonha de Nova Friburgo. Com o tema “Boas práticas no parto e no nascimento”, o evento é promovido pelo Grupo Condutor da Rede Cegonha na cidade, em parceria com a Secretaria municipal de Saúde. Marcado para começar às 8h30, no auditório do hospital, o encontro contará com apresentação das diretrizes do projeto.

Além disso, haverá palestras como: Boas práticas no parto e nascimento: Direito ao acompanhante e métodos não farmacológicos de alívio da dor, com Vander Guimarães, obstetra do Instituto Fernandes Figueira (Fiocruz – IFF) e professor da Fase Petrópolis; Acolhimento com classificação de risco nas maternidades, com Marina Sampaio, obstetra e diretora médica do Hospital Mário Dutra de Castro; Contato pele a pele: um indicador de qualidade da iniciativa Hospital Amigo da Criança e Cuidado amigo da mulher; com Eunice Maria da Penha do Nascimento de Amaral, pediatra do Hospital Maternidade de Nova Friburgo.

O encerramento do seminário está previsto para às 13h. O Hospital Maternidade fica localizado na Travessa Antônio Fernandes Moreira, 12, no centro da cidade.

Rede Cegonha

A Rede Cegonha é uma estratégia desenvolvida pelo Ministério da Saúde com objetivo de implementar uma rede de cuidados às mulheres. A intenção é assegurar à elas o direito ao planejamento reprodutivo e atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis.

A iniciativa ainda tem a finalidade de estruturar e organizar a atenção à saúde materno-infantil no país. De acordo com o Ministério da Saúde, a Rede Cegonha será implantada gradativamente em todo o território nacional, respeitando o critério epidemiológico, taxa de mortalidade infantil e razão mortalidade materna e densidade populacional.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Hospital Maternidade
Publicidade