Hoje é dia de conferir os descontos da Black Friday

Megaliquidação promete movimentar também o comércio friburguense
quinta-feira, 26 de novembro de 2015
por Flávia Namen
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)
(Foto: Lúcio Cesar Pereira)

Tradição americana que vem se popularizando cada vez mais no Brasil, a megaliquidação coletiva que ocorre sempre na última sexta-feira de novembro, a “Black Friday” também ganhou a adesão de muitos comerciantes friburguenses. Prova disso, é que a campanha de descontos foi antecipada por vários lojistas da cidade que estão oferecendo produtos e serviços com grandes descontos. Neste dia 27, data oficial da “sexta-feira negra”, as promoções devem se intensificar e movimentar as grandes redes de varejo e o comércio tradicional.

A exemplo da edição de 2014, a megaliquidação realizada na última sexta-feira de novembro promete atrair consumidores de todas as idades e lotar o comércio local, que está repleto de balões pretos e cartazes anunciando ofertas tentadoras. A maioria abrange produtos em diversos segmentos como eletrônicos,  beleza, decoração, vestuário e calçados — só para citar alguns. Apesar da crise econômica que tem provocado retração nas vendas este ano, a “Black Friday" vem sendo aguardada com expectativa por muitos friburguenses que querem economizar, antecipar as compras e já garantir os presentes de Natal. “Nestes tempos de grana curta, temos que aproveitar este tipo de promoção. Alguns descontos realmente valem a pena”, disse a diarista Laudenice Azevedo.

Para os lojistas, a “Black Friday” está sendo vista como uma boa oportunidade de girar os estoques, driblar a crise e conquistar os consumidores em meio ao cenário de incertezas da economia brasileira. Para isso, vale abrir mais cedo ou estender os horários de funcionamento até mais tarde, como feito por algumas redes de varejo. A data também coincide com o período em que grande parte dos trabalhadores recebe a 1ª parcela do 13º salário, o que justifica a crescente adesão do comércio à megaliquidação.

Dez dicas para não se dar mal nesta sexta-feira

 

1 - Desconfie das palavras “promoção” e “liquidação”
2 - Fique atento à “maquiagem de preços”, ou seja, falsos descontos. Críticas e piadas nas redes sociais alertam que é comum aumentarem os preços para depois dizerem que o produto está com um ótimo desconto.  
3 - Desconfie de preços muito tentadores, principalmente, em sites desconhecidos.
4 - Não compre somente por impulso. Verifique a disponibilidade financeira antes de consumir e evite usar o cartão de crédito como linha de crédito.
5 - Liste com antecedência o que pretende comprar.
6 - Verifique se o antivírus do computador está atualizado. Neste período os hackers buscam invadir computadores atrás de senhas e códigos.
7 - Consulte a lista de sites não confiáveis no Procon  
8 -  Use comparadores de preços - Zoom, Baixou Agora e Buscapé são ótimas opções para saber quanto o produto estava custando há 30 dias, por exemplo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: comércio
Publicidade