Hoje é dia de celebrar uma legião de heróis: viva os doadores de sangue!

Hoje, 25 de novembro, celebra-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
terça-feira, 24 de novembro de 2015
por Ana Blue
(Foto: WikiCommons/CC0)
(Foto: WikiCommons/CC0)

Uma tira da Mafalda, famosa personagem do cartunista argentino Quino, apresentou uma vez um diálogo em que um dos personagens dizia que o pior do problema dele era que o problema estava acontecendo justamente com ele. Se a gente for pensar bem, isso resume a vida: o maior problema do problema da gente é ele acontecer com a gente.

Poucas são as pessoas que se põem no lugar do outro, que alimentam empatia pelo outro. Quando este outro é um completo desconhecido, então, as possibilidades caem consideravelmente. Mas há quem o faça: os voluntários, os colaboradores, os que começam as campanhas, os que criam projetos, ONGs e, dentro dessa perspectiva, há uma categoria especial de empáticos — os que doam sangue.

Hoje, 25 de novembro, celebra-se o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, instituído em junho de 1964 pelo então presidente Castelo Branco, um dia criado a fim de incentivar esta ação solidária que é capaz de salvar vidas – uma única bolsa de sangue é capaz de beneficiar até quatro pessoas. Segundo a Organização Pan-Americana de Saúde, o Brasil possui uma taxa de 1,8% da população que se dedica a doar sangue voluntariamente, ou seja, sem saber pra quem vai, como ou por que, ou sem vincular a doação a uma determinada pessoa.

Mas a taxa ainda está bem abaixo dos 5% considerados ideais, por isso as campanhas incentivando a doação, principalmente neste período de fim de ano, quando costuma-se ter uma diminuição no fluxo de doadores devido às festas tradicionais. Nesta época também aumenta a demanda por sangue, já que o período costuma registrar maiores números de acidentes no trânsito devido às viagens de fim de ano.  

Para ser doador, é necessário ter entre 16 e 67 anos (os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal — pai ou mãe), pesar mais de 50 quilos, estar alimentado (sem ingerir comidas demasiadamente gordurosas) e estar em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto (carteira de identidade, de habilitação ou de trabalho). Também se deve respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.

Segundo a Prefeitura, o Hemocentro de Nova Friburgo não preparou nenhuma programação especial para celebrar a data, mas se você quiser fazer parte desta legião de heróis, o Hemocentro fica na Rua General Osório 324, no Hospital Municipal Raul Sertã. O telefone para contato é o 2523-9000 e o horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: doação de sangue
Publicidade