Hemocentro quer regularizar estoques

A média atual não passa de três doações por dia, número baixo, que causa grande impacto nos estoques de sangue
sábado, 06 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Hemocentro quer regularizar estoques

A procura para doar sangue é baixa, em relação à demanda da população. É o que revela o Hemocentro de Nova Friburgo.

Segundo a coordenação da unidade, a média atual não passa de três doações por dia, um número extremamente baixo, que está causando grande impacto nos estoques. Por isso o Hemocentro reforça a importância da doação de sangue, a fim de regularizar o mais rápido possível os estoques da unidade.

Em janeiro, uma série de mutirões de cirurgias foi promovido, a fim de zerar a fila de pacientes que aguardavam na unidade há meses a realização de seus procedimentos. O grande número de cirurgias, aliada à demanda diária da unidade, que atende também a outros 13 municípios da região, deixou os estoques do Hemocentro em baixa, quando o consumo de sangue também aumenta.

O Hemocentro chegou a funcionar em horário estendido durante um período, de forma a atender possíveis doadores que reclamavam da limitação do horário de coleta. Mesmo assim, o número de doações continuou abaixo do ideal.

Outro agravante é que a vacinação contra a febre amarela impede a doação de sangue nos primeiros 30 dias após a imunização, o que fez o número de doadores despencar, levando os estoques de sangue a um nível crítico.

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Os interessados precisam estar munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

Quem pode doar sangue?

O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: hemocentro
Publicidade