Hemocentro pede doação de sangue para repor estoque

Objetivo é dar continuidade aos mutirões de cirurgia ortopédicas e de laqueadura
segunda-feira, 22 de maio de 2017
por Jornal A Voz da Serra
O Hemocentro de Nova Friburgo, no Hospital Raul Sertã (Foto Arquivo AVS)
O Hemocentro de Nova Friburgo, no Hospital Raul Sertã (Foto Arquivo AVS)

O Hemocentro de Nova Friburgo está solicitando novas doações de sangue. De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a campanha tem como objetivo repor o estoque de sangue para dar continuidade aos mutirões de cirurgia ortopédicas e de laqueadura, que vêm sendo realizados nos hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade Mário Dutra de Castro, respectivamente.      

Ainda segundo a pasta, todos os tipos de sangue estão em falta. Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos e peso mínimo de 50 quilos. É necessário ainda estar descansado, não ser usuário de drogas, não estar grávida e nem amamentando. Não é necessário estar em jejum; basta não ter ingerido alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, como leite, manteiga, queijo, presunto, ovos, entre outros. Não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores à doação e não estar fazendo uso de medicamentos. Os doadores também não devem estar gripados ou com febre.

É importante lembrar ainda que, para ser um doador, é importante levar a carteira de identidade ou algum outro documento com foto. O procedimento de doação de sangue é simples, rápido e seguro. Todo material utilizado na coleta é esterilizado e descartável, não havendo risco de contrair qualquer doença. A coleta dura cerca de 15 minutos e o doador recebe um lanche após a doação. O organismo repõe em alguns dias o sangue doado.

O Hemocentro de Nova Friburgo funciona em anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã (Rua General Osório 324, Centro) e o horário de coleta é das 8h às 11h30, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser prestadas pelo telefone 2523-9000.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: hemocentro | doação de sangue
Publicidade