Gustavo e Marcelo vencem etapa de campeonatos mineiro e carioca de rally

Esse foi o primeiro dos 25 compromissos que a dupla de Nova Friburgo pretende cumprir até o final de 2016
quinta-feira, 28 de abril de 2016
por Jornal A Voz da Serra
Carro utilizado por Gustavo e Marcelo: adaptações feitas para suportar o percurso árduo
Carro utilizado por Gustavo e Marcelo: adaptações feitas para suportar o percurso árduo

Um começo promissor. A equipe friburguense formada pelo piloto Gustavo Moraes e o navegador Marcelo Carestiato faturou a primeira etapa dos campeonatos mineiro e carioca off road de rally de regularidade, realizada em Juiz de Fora-MG. A competição teve uma única prova chamada sudeste Race Fest, que envolveu e desafiou mais de 40 duplas participantes. Esse foi apenas o primeiro dos 25 compromissos que a dupla de Nova Friburgo pretende cumprir até o final de 2016. 

“Foi uma vitória importante, e desta forma pudemos levar o nome de Nova Friburgo ao lugar mais alto do pódio. Para cumprir a meta de 25 provas, precisamos, é claro, do apoio de patrocinadores. Agradecemos as empresas que já estão com a gente, que são a Papoo Descartáveis, Prado Pneus, Vidra Som, Irmãos Rocha Atacadista, Black Star Segurança, Meca Auto Center, Versa Automóveis, ImagCrie, Novaes Imóveis, Áudio & Vídeo, Drogaria Renova, Retífica Friburguense, Poivre Gastronomia Empresarial, Rancho do Timbuca, Friserra Seguros e Top Trilhas Brasil TTB”, enumera Gustavo Moraes.

Como geralmente acontece nas competições da modalidade, o evento começa “fora das pistas”, com a tradicional confraternização entre os pilotos. A organização reuniu os participantes em um bar de Juiz de Fora para um encontro antes do evento. “Como é comum na comunidade do rally, fomos muito bem recebidos e tivemos uma noite super divertida, com destaque pelo acolhimento da galera da equipe M-8, de Juiz de Fora. Tudo isso contribuiu para o clima amigável e alto astral”, relata Gustavo.

No primeiro dia de rally, o ponto de encontro foi um restaurante, e naquele local, começou a montagem dos equipamentos e outros procedimentos comuns, como adesivagem, testes, vistoria e ajustes gerais nos carros. Naquele mesmo momento foi entregue um briefing aos pilotos, já destacando algumas das dificuldades que seriam encontradas ao longo do percurso. A largada, como sempre pontual de acordo com a hora estipulada, deu início à primeira etapa da prova na pista de rally Velopé. “O Velopé realmente traduz bem a ideia de um parque de diversões para o rallyzeiro. No primeiro trecho saímos da portaria da fazenda e já entramos num daqueles balaios com referências muito justas e com entradas pela casa da fazenda, que fariam qualquer um repensar se era aquele mesmo o caminho certo”, ressalta o piloto. 

“Vencido o primeiro enrosco, subimos para a parte da pista de verdade. Ali realmente é complicado, pois enfrentamos uma pista com infinitas possibilidades, entradas escondidas, trilhas, retas de grande comprimento e outros obstáculos. Resumindo, essa é uma etapa inteira em que é preciso estar na mais alta intensidade para tentar não se perder e voltar para o tempo”, completa.

A pista reservaria ainda um deslocamento mínimo até a fazenda ao lado — totalizando um tempo em neutro de 25 minutos —, reservando um novo roteiro de dificuldades semelhante ao vencido anteriormente. Dessa vez, no entanto, com uma geografia ainda mais difícil, trilhas mais pesadas, degraus e mata fechada.

 A terceira etapa da prova exigiu bastante técnica, com média de velocidade ainda maior. “Realmente uma diversão sem tamanho”, resume o piloto. “Quando voltamos ao Park Sul era nítido que todos estavam satisfeitos com a excelente prova. Muito rápida, sem nenhum segundo de tédio. Foi um rally intenso, onde brigamos contra o tempo do início ao fim”, contou. 

No final das contas, Gustavo Moraes e Marcelo Carestiato perderam apenas 367 pontos, conquistaram outros 48 e levaram o título em dose dupla, tanto do carioca quanto do mineiro. E com sobras: a dupla vice-campeã, formada por Leonardo Lhamas e Rodolfo Perasi, perdeu 1.474 pontos e marcou 41.

Vice em São Paulo

Praticamente uma semana depois do título em Juiz de Fora, a dupla friburguense pegou a estrada rumo a Mogi Guaçu, em São Paulo, para a disputa da segunda etapa do Mitsubishi Motorsports. A largada e a chegada aconteceram no autódromo Velo Città, um dos mais modernos do país, homologado pela FIA e CBA. Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir às largadas da Mitsubishi Cup, rally de velocidade que também estava sendo realizado simultaneamente neste sábado.

A prova passou pela região de Espírito Santo do Pinhal-SP, e os trechos com muita poeira deixaram as trilhas ainda mais desafiadoras. A última parte do percurso foi realizada no Autódromo Velo Città, e os participantes tiveram a experiência — praticamente rara — de fazer a prova na pista de asfalto.

A dupla friburguense Gustavo Moraes e Marcelo conquistou a segunda colocação, embora tenham alcançado o mesmo número de pontos dos vencedores Reginaldo Rocha Junior e Evaldo Alves, de São Paulo (358 pontos perdidos). O próximo desafio dos friburguenses acontece em maio, quando irão encarar o maior rally do sudeste brasileiro: o Estrada Real. São três dias de provas, com largada em Belo Horizonte-MG e chegada em Itaipava, distrito de Petrópolis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Rally | automobilismo
Publicidade