Guia do Patrimônio Documental lançado em Friburgo

Levantamento tem por objetivo servir de base para futuras políticas de gestão documental do Estado do Rio
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
por Jornal A Voz da Serra

No último sábado, 13, Nova Friburgo sediou a cerimônia de lançamento da obra "Sertões do Macacu: Guia do Patrimônio Documental da Região Centro-Norte Fluminense”, o qual contempla 13 municípios que compreendem a região — Nova Friburgo, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Santa Maria Madalena, São Sebastião do Alto, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes — identificando, descrevendo e registrando os respectivos arquivos históricos.

A solenidade teve lugar no Teatro Irmã Sania Cosmelli, e reuniu profissionais do meio e demais interessados em saber mais sobre o guia, que teve a coordenação de pesquisa e redação da professora Dra. Maria Ana Quaglino, historiadora da Fundação D. João VI, e da biblioteconomista Alcíria Araújo.

O trabalho, desenvolvido em um ano e meio, identifica 142 instituições custodiadoras de arquivos e inventaria e sete mil metros lineares de acervos documentais, segundo metodologia própria concebida pela equipe de pesquisa, a partir de métodos empregados pela arquivística moderna.

O levantamento, aliado à construção do mapa das instituições que possuem documentação de interesse público, tem como uma das propostas servir de base para futuras políticas de gestão documental do Estado do Rio e de cidades abrangidas, além, claro, de se tornar veículo de informação para pesquisadores. O projeto foi patrocinado pela Secretaria Estadual de Cultura , através do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo e Fundação Dom João VI, e assessoria técnica do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj). O Guia impresso ficará disponível para consulta no Pró-Memória de Nova Friburgo e, posteriormente, as versões digitais estarão acessíveis na internet através do portal de pesquisa da Fundação D. João VI de Nova Friburgo e no portal do Inepac. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 2522-3932.


CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Patrimonio | história
Publicidade