Guarda-parques concluem curso e já estão trabalhando

segunda-feira, 29 de abril de 2013
por Jornal A Voz da Serra

Os 109 guarda-parques que concluíram o curso de formação de nove semanas ministrados pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) receberam seus diplomas no dia 5 passado, em solenidade no auditório da sede do órgão, na cidade do Rio de Janeiro, que contou com a presença do secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e da presidente do Inea, Marilene Ramos. Desse total, oito trabalham no município de Nova Friburgo.
O secretário destacou a importância do papel dos guarda-parques para as unidades de conservação de proteção integral do estado, já que o governo estadual é o que mais criou unidades de conservação—que agora contam com o primeiro serviço profissional de guarda-parques do país.
“Queremos investir cada vez mais nas nossas unidades de conservação, criando corredores culturais, passeios orientados, souvenirs, exposições, ecoturismo. Para este investimento, que agrega valor e beneficia os municípios que sediam os parques, a atuação dos guarda-parques é fundamental”, afirmou o secretário.
A presidente do Inea deu as boas-vindas aos formandos destacando a importância da agenda da biodiversidade para o governo estadual. “Esta é uma agenda da maior importância dentro da estrutura do governo, que tem nos apoiado nesse trabalho de fortalecimento das unidades de conservação. Temos um pacote de investimentos em andamento, incluindo aquisição de mais equipamentos e obras de infraestrutura, com recursos de compensações ambientais, para que nossas unidades de conservação contem com uma estrutura cada vez melhor”, disse Marilene.

GUARDA- -PARQUES EM NOVA FRIBURGO  
Dos 109 guarda-parques formados, 36 deles trabalham no Parque Estadual dos Três Picos, sendo que oito atuam no município de Nova Friburgo, como explica o chefe do Parque Estadual do Três Picos, Sérgio Poyares.
O Parque Estadual dos Três Picos tem cinco núcleos: em Cachoeiras de Macacu (município com a maior área do parque), fica a sede, chamada Jequitibá; Guapimirim—Estação Ecológica Paraíso—; em Teresópolis são dois núcleos—Vale da Revolta e Jacarandá—; e Nova Friburgo, também com dois núcleos—Três Picos, em Salinas, onde trabalham três guarda-parques, e a Área de Preservação Ambiental (APA) de Macaé de Cima, que apesar de criada pelo município, é sobreposta pelo Parque Estadual dos Três Picos, criado pelo governo estadual, onde atuam cinco profissionais.
Mais detalhes sobre o Parque Estadual dos Três Picos, seus guarda-parques, denúncias de desmatamento, entre outros, pelo telefone (21) 2649-6847.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade