Guarda Municipal de Friburgo terá sua primeira comandante mulher

Nova líder é formada em Direito e atua na instituição desde 1999
quinta-feira, 12 de janeiro de 2017
por Dayane Emrich
Prefeito Renato Bravo e e a comandante Ofélia de Aguiar Martins (Foto: João Luccas Oliveira)
Prefeito Renato Bravo e e a comandante Ofélia de Aguiar Martins (Foto: João Luccas Oliveira)

Ofélia de Aguiar Martins tem 36 anos, é formada em Direito pela Universidade Candido Mendes, e desde 1999 atua na Guarda Municipal de Nova Friburgo como inspetora. Na última quarta-feira, 11, ela foi empossada pelo prefeito Renato Bravo no comando dos atuais 111 agentes da GM, um cargo nunca antes atribuído no município a uma mulher e também a um guarda municipal. 

“Fiquei muito surpresa e feliz com a nomeação. Trabalho há 18 anos na Guarda e, embora jamais tenha almejado o cargo, tenho muitos sonhos para essa instituição. Além disso, como foi uma indicação dos meus colegas, me sinto ainda mais honrada e no caminho certo”, disse a nova comandante.

Durante a entrevista à equipe de reportagem de A VOZ DA SERRA, Ofélia falou sobre um momento delicado que viveu em 2014. A nova comandante contou que sofreu um acidente e, na ocasião, seu noivo morreu. Ela lembrou a importância dos colegas de corporação para a sua recuperação física e emocional. “Fiquei três meses internada no Hospital Municipal Raul Sertã e meus amigos da Guarda Municipal sempre foram me visitar. Sinto que somos como uma grande família”, contou Ofélia.

Sobre ser a primeira mulher a ocupar o cargo de comandante da Guarda Municipal, Ofélia explicou que o fato de ser mulher é secundário à função: “Independentemente do gênero acho que o importante é exercer um bom trabalho, com responsabilidade. Acredito ainda que não terei problemas com relação ao respeito dos agentes ou qualquer tipo de preconceito. Até porque, como falei, fui indicada por eles”, pontuou.

De acordo com Ofélia, uma de suas primeiras ações à frente da Guarda Municipal será a criação de um Grupamento Turístico para a cidade — um programa que capacitará os agentes da Guarda a orientar turistas e os próprios friburguenses sobre localização e histórico dos principais pontos turísticos do município. “Nova Friburgo é uma cidade linda, com um enorme potencial turístico. Acredito ser de extrema importância ter profissionais preparados à orientar os visitantes e moradores sobre tudo que o município tem a oferecer em termos de turismo e lazer”, falou.

Outro projeto que a comandante pretende desenvolver são as Rondas Escolares. “É um trabalho que tem como objetivo principal estimular crianças e jovens a seguirem boas práticas de conduta e formar cidadãos de bem”, pontuou. A nova comandante lembrou ainda da importância da conscientização da população contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya. “Todos devem ter cuidado com água acumulada em recipientes como calhas, vasos de planta, pneus, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos, lixeiras, entre outros. A melhor forma de se evitar as doenças é combater os focos de acúmulo de água”, exclamou.

No Rio de janeiro, mulher também no comando das ruas

Não é só em Nova Friburgo que, pela primeira vez, uma mulher assume a Guarda Municipal. No Rio de Janeiro, a inspetora Tatiana Mendes, de 55 anos, tomou posse do comando da Guarda Municipal na última quinta-feira, 12. Tatiana, que está na corporação há 22 anos e foi uma das 12 primeiras mulheres a entrar para a instituição — no primeiro concurso do GM-Rio, em 1993 — foi empossada pelo prefeito Marcelo Crivella. Assim como a friburguense Ofélia, portanto, esta será também a primeira vez que um membro da guarda municipal ocupará o cargo mais importante da instituição no Rio. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Guarda Municipal
Publicidade