Grupo faz ato na Câmara favorável à liberação de rodeios

Manifestantes contrários a projeto também participaram da sessão, nesta terça
quarta-feira, 06 de setembro de 2017
por Alerrandre Barros
O ato dos defensores do rodeio (Foto: Bruna Verly)
O ato dos defensores do rodeio (Foto: Bruna Verly)

Com várias faixas amarelas, um grupo favorável à realização de rodeios em Nova Friburgo realizou um ato nesta terça-feira, 5, na Câmara Municipal. Eles apoiam o polêmico projeto de lei do vereador Marcio Damazio (DEM) que libera eventos desse tipo na cidade, proibidos desde 2010. Manifestantes contrários aos rodeios também participaram da sessão no Legislativo.

As faixas do grupo pró-rodeio continham frases como “Por que só Friburgo não pode ter rodeio?”, “Rodeio, eu apoio”, “Não existem maus-tratos aos animais em rodeio”, “Para proibir rodeio, tem que ser em todo o Brasil”.

Já os ativistas da causa animal portavam cartazes em que afirmavam “Não existe rodeio sem crueldade” e “Rodeio Não!”. No dia 22 de agosto, integrantes do grupo realizaram um protesto na Câmara contra o projeto de Damazio, que ainda não tem prazo para ser levado a votação no Plenário. A Câmara está dividida.

Cavaleiro e entusiasta de rodeios, Damazio nega que haja maus-tratos em eventos legalizados como pretende promover em Friburgo. Como resultado da proibição de rodeios na cidade, segundo o vereador, esses eventos, frequentados por friburguenses, são realizados em municípios vizinhos, movimentando as economias locais e o turismo.

“Há grupos formados por empresários do setor agrícola, turístico e hoteleiro que defendem o projeto, mas não abertamente, por medo da opinião pública”, disse.

No mês passado, A VOZ DA SERRA realizou uma enquete online que revelou que 94% dos leitores são contra rodeios em Friburgo. Se aprovado, o projeto de lei pode ser vetado pelo prefeito Renato Bravo, que já se posicionou contrário a esse tipo de evento. “Qualquer prática fora do contexto de apoio à causa animal não tem e não terá apoio desta gestão”, informou em nota.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade