Gripe H1N1: município tem 30 casos suspeitos e uma morte confirmada

Nas redes sociais, amigos pedem orações para jovem internada que estaria com a doença
segunda-feira, 23 de maio de 2016
por Flávia Namen
Segundo a prefeitura, a falta de vacina contra a gripe no final da campanha se deveu aos bons resultados da ação no município – que atingiu 90% de cobertura do grupo prioritário (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Segundo a prefeitura, a falta de vacina contra a gripe no final da campanha se deveu aos bons resultados da ação no município – que atingiu 90% de cobertura do grupo prioritário (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

A pouco menos de um mês para a chegada do inverno, os casos suspeitos da gripe H1N1 já preocupam muitos friburguenses. Um deles seria o de uma jovem de 23 anos que teria contraído o vírus da temida gripe e que está internada no CTI de um hospital particular de Nova Friburgo. O fato vem repercutindo nas redes sociais, onde amigos da paciente publicam orações e comentários de apoio para que ela se recupere o mais rápido possível da doença. Outros dizem que ainda não há confirmação oficial de diagnóstico e pedem cautela nas postagens.

O anúncio da primeira morte provocada por H1N1 na cidade, divulgado na última sexta-feira, 20, pelo secretário de Saúde, Rafael Tavares Garcia, foi outra notícia que repercutiu na comunidade. O fato foi um dos assuntos em evidência nas rodas de conversa pelas ruas da cidade no último fim de semana. Muita gente ficou surpresa ao saber que a morte do homem de 53 anos, que estava internado no Hospital Municipal Raul Sertã, tinha ocorrido no último dia 26 de abril. 

A confirmação da morte aumentou a preocupação de quem não conseguiu se imunizar durante a campanha nacional contra a gripe devido a escassez de vacinas nas unidades de saúde do município. Antes mesmo do término da campanha, no último dia 20, vários postos da cidade — como os do Centro, Olaria e Conselheiro — não tinham mais doses da vacina para os grupos prioritários. “Por que a Prefeitura não adquire as doses que faltam? Eu tentei por três vezes tomar a vacina e não consegui”, afirma o leitor Paulo Martins, em comentário publicado na página do jornal. 

Segundo nota enviada pela prefeitura, “o boletim referente aos dados acumulados desde março de 2016 aponta 30 casos de síndrome respiratória aguda grave em investigação e aguardando resultados laboratoriais, dois  casos descartados e um caso para Influenza A (H1N1) em que o paciente, que esteve por outros municípios e foi posteriormente internado no Hospital Municipal Raul Sertã, veio a óbito”.

A nota destaca que o controle e a confecção do boletim têm como base os dados coletados por meio de formulários de notificação padronizados e informados pelas unidades de internação do paciente. “A Vigilância da Influenza em Nova Friburgo monitora diariamente os quadros da Síndrome Respiratória Aguda Grave em pacientes internados na rede pública e privada. Vale ressaltar que a Secretaria de Saúde realiza reuniões semanais para avaliação e monitoramento da situação epidemiológica de Nova Friburgo e possui os medicamentos necessários ao tratamento”, conclui a nota.

Para a prefeitura, vacinação teve balanço positivo

Em relação às queixas da população sobre a falta de vacinas nos postos de saúde da cidade antes do término oficial da campanha, a nota esclarece que isso se deve ao resultado positivo da ação. “Nova Friburgo ultrapassou a meta de 80% estipulada pelo estado. Ficamos acima de 90%. Eu atribuo esse excelente resultado a um bom trabalho feito pela Vigilância em Saúde e toda a Atenção Básica abrangendo todos os profissionais envolvidos nessa campanha de vacinação. Isso fez com que nossa cidade utilizasse todo o estoque de vacinas encaminhado pelo governo estadual. Agora a secretaria de Saúde está solicitando mais vacinas para que possamos dar continuidade ao trabalho, porém não temos resposta nem previsão sobre remessa de mais vacinas”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Tavares, na nota.

A reportagem de A VOZ DA SERRA entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do estado para saber a possibilidade do envio de doses extras e recebeu a seguinte resposta: “A Secretaria de Estado de Saúde informa que não haverá prorrogação da campanha de vacinação no estado do Rio de Janeiro. Todas as doses da vacina recebidas do Ministério da Saúde foram distribuídas aos 92 municípios, portanto, a expectativa é de que a meta seja alcançada em todo o estado. É importante esclarecer que o sistema de informação de doses aplicadas está sendo atualizado por parte dos municípios”, diz a nota. 

A secretaria também informou que, no último dia 9, o Ministério da Saúde enviou o sexto e último lote de vacinas contra gripe H1N1 para o Estado do Rio e que “o município de Nova Friburgo realizou a retirada total das doses previstas para a cidade, sendo o último lote entregue no dia 12 de maio”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: H1N1 | saúde
Publicidade