Gabinete Itinerante devolve acessibilidade aos moradores de Cordoeira e Braunes

quinta-feira, 24 de maio de 2012
por Jornal A Voz da Serra
Gabinete Itinerante devolve acessibilidade aos moradores de Cordoeira e Braunes
Gabinete Itinerante devolve acessibilidade aos moradores de Cordoeira e Braunes

(SECOM) Desde as fortes chuvas de janeiro de 2011, a população do Cordoeira e Braunes não podiam transitar pela Rua Chico Mendes, principal ligação entre os dois bairros. Uma grande barreira caiu há mais de um ano, e agora teve seu trajeto liberado pelo governo municipal. Até uma semana atrás, os moradores precisavam ir pelo Centro para fazerem o percurso. E o pior: em dias de chuva, nem mesmo pedestres podiam passar pelo que sobrou da rua. 

Após a visita do gabinete itinerante do prefeito Sérgio Xavier à Rua Chico Mendes, no mês passado, foram iniciados os trabalhos no local. Conforme explicou o secretário municipal de Obras, Clauber Domingues, a primeira previsão apontava que as obras fossem demorar mais, isso devido à grande quantidade de terra no local. Contudo, a retirada da terra e a remodelagem da rua duraram apenas três semanas, aproximadamente. Isso porque a terra retirada do local não precisou ser levada para muito longe, foi depositada em um local que abrigará um campo de futebol para as crianças da localidade, no Parque Santa Luzia (conhecido como Praça da Furunfa), conforme afirmou o secretário. No momento, a terra do campo está sendo aplainada e a Secretaria de Esportes já confirmou o envio das traves para o novo campo de futebol. 

Segundo os moradores do Cordoeira, o problema foi apresentado ao governo municipal várias vezes, contudo, somente agora durante o governo do prefeito Serginho foi dada a devida atenção e solução para o problema. A costureira Maria da Glória, moradora do Cordoreira, que precisa fazer o trajeto todos os dias para ir trabalhar nas Braunes, afirma que agora a vida voltou à normalidade. “Eu precisava ir pelo Centro, demorava muito mais, era uma volta enorme. Eu não tinha coragem de passar pela terra e mato (no trilho que foi colocado improvisadamente no local) que formou porque estava abandonado, isso desde a tragédia”, destacou a costureira.

A rua é muito importante para os moradores do bairro, assim como para o trânsito da cidade. A Rua Chico Mendes é uma alternativa para os que vão para as Braunes e para o Centro da cidade, e com a desinterdição da rua, o intenso trânsito no Centro pode vir a melhorar.

Para a doméstica Deborah Faria, somente agora a situação foi regularizada. “Quando não estava chovendo, tinha um trilho, por onde nós passávamos, mas era perigoso. Se chovesse não tinha condições, ainda mais com criança. Estava impossível de continuar assim”, afirma aliviada a moradora, que está no Cordoeira há mais de oito anos, e precisa passar pela Rua Chico Mendes para levar a filha Maria Luiza para a escola nas Braunes. 

Conforme explicou o prefeito Sérgio Xavier em visita à rua, no mês passado, a instalação do Gabinete Itinerante permite que as ações sejam planejadas, executadas e atendam com precisão os anseios da população, como o que ocorreu com a Rua Chico Mendes, no Cordoeira.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade