Futmesa do Friburguense conquista Taça Rio e escreve novo capítulo de sucesso

Através de Macieira, equipe consegue também a quinta colocação na modalidade dadinho
terça-feira, 24 de novembro de 2015
por Vinicius Gastin
Os campeões: (em pé da esquerda para direita) Vinícius, Christofer, Márcio Pires, Diogo e Hiêgo; agachados: Thiel, Pablo e Marcus Vinícius
Os campeões: (em pé da esquerda para direita) Vinícius, Christofer, Márcio Pires, Diogo e Hiêgo; agachados: Thiel, Pablo e Marcus Vinícius

No esporte, qualquer detalhe pode fazer a diferença no resultado final de um atleta ou equipe. A afirmação, tradicionalmente utilizada para definir decisões de campeonato equilibradas, se aplica perfeitamente à Associação Friburguense de Futebol de Mesa - AFFM/Friburguense. No caso da equipe de futebol de mesa de Nova Friburgo, os “detalhes” foram três gols marcados a mais na comparação com a equipe do Ginástico. Essa pequena diferença transformou o que seria uma brilhante participação em conquista histórica.

Foi desta forma que a equipe Friburguense de botão alcançou o título da Taça Rio por equipes, o segundo turno do Campeonato Carioca. A competição, realizada em São Januário, casa do Vasco da Gama, aconteceu no último fim de semana, e reuniu seis clubes. Na última rodada do turno, Ginástico, Vasco da Gama e Friburguense chegaram em condições de brigar pelo troféu. Ginástico x América, Vasco x Petropolitano e Friburguense x Goytacaz eram os jogos decisivos da rodada, todas com quatro jogadores que enfrentam entre si. Cada vitória vale três pontos, e o empate vale um. São em disputa por jogo.

Frizão e Ginástico brigaram gol a gol até o fim, e o Tricolor da Serra levou o título nos critérios de desempate. Ambos terminaram com 12 pontos, sendo quatro vitórias e uma derrota. O número de gols marcados fez a diferença a favor dos friburguenses: foram 159, contra 156 do rival. Até mesmo o saldo, 90, foi o mesmo entre ambos.

“O que dizer desse grupo do qual eu participo? São dedicados, perseverantes, e incansáveis quando o assunto é futebol de mesa. Parabéns à todos que conseguiram a proeza de levantar mais um difícil troféu para nosso clube, a AFFM / Friburguense. Foi apertado, sim. Agora é pensar na decisão do estadual e tentar o inédito título estadual. Agradecemos o apoio e patrocínio da Stam Metalúrgica”, declara Christofer Barres, atleta da equipe, através de uma rede social.

 A grande decisão colocará novamente Friburguense e Ginástico (campeão da Taça Guanabara) frente a frente, e o embate já tem data para acontecer. Este será um tira-teima da decisão de 2013, quando o Ginástico foi o vencedor. Chegou a hora da revanche? A resposta será conhecida no dia 6 de dezembro, quando as equipes prometem fazer novo duelo emocionante pelo título estadual.

Através de Macieira, equipe consegue quinta colocação na modalidade dadinho

Glórias no futebol de mesa Nova Friburgo tem aos montes. Além da AFFM / Friburguense, que brilha na modalidade 12 toques, o Nova Friburgo Futebol Clube se destaca na modalidade dadinho. A sétima e última etapa do campeonato estadual individual aconteceu no último dia 14, com destaque para a quinta colocação de Rodrigo Macieira na série A sênior. A equipe, que realiza um trabalho recente na cidade, já colhe os frutos da dedicação e organização do clube e dos jogadores.

Neste tipo de competição, especialmente na série A, um erro faz a diferença. O botonista friburguense Macieira tem conhecimento do fato, e procurou ser impecável durante todo o tempo de disputa. No entanto, na categoria adulto, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi o América, com Victor Praça. Na final ele enfrentou Ronald Nery, do Flamengo, e venceu por 4 a 3. Marcinho do River e Wagner do Piedade terminaram na terceira e quarta colocações da etapa, respectivamente. Rodrigo Macieira foi o oitavo, garantindo assim o quinto lugar geral.

Na série B adulto, os 45 atletas inscritos foram divididos em cinco grupos com nove participantes, onde todos buscavam as vagas que dariam acesso à série A em 2016. Brayner, do Flamengo, garantiu o retorno à divisão principal em 2016. Além dele, ascendem à série A, Israel do River e J. Adriano Júnior, do América. Na categoria sênior, série B, Tavares, do Flamengo, foi o melhor entre os 29 inscritos. Garantiram vaga na próxima primeira divisão sênior, Renato, do Tijuca e Roberto Costa, do Piedade. Os atletas do Nova Friburgo, Almir, que terminou na quinta colocação, e Jonas Kojala, oitavo, não conseguiram o acesso.

No último dia 15, foi realizada a série A para todas as categorias. Destaque para a sênior, onde Paulinho, do Fluminense, tentava o tetracampeonato. No entanto, André Santos, do River, terminou a etapa em terceiro e levou o título geral. Na adulto, Victor Praça, do América, já havia garantido o título anteriormente. Na sub-18, o título foi para as mãos de Caio do Piedade, que assim como Victor, entrou na etapa campeão da categoria.

Classificação final da etapa - série sênior A:

1º lugar – Felipe, Flamengo
2º lugar – Paulinho, Fluminense
3º lugar – André Santos, River
4º lugar – André Leal, América
5º lugar – Macieira, Nova Friburgo
6º lugar – Ricardo Mendonça, River
7º lugar – Jorge, River
8º lugar – João Carlos, Tijuca

Foto da galeria
Campeões da série sênior A posam para a foto da comemoração
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futmesa
Publicidade