Funcionários da Clínica Santa Lúcia ficam dois meses sem salário

Segundo instituição, o repasse federal já havia sido efetuado, mas o governo municipal ainda não tinha depositado a verba
segunda-feira, 14 de setembro de 2015
por Karine Knust
Funcionários da Clínica Santa Lúcia ficam dois meses sem salário

Os 85 funcionários da clínica psiquiátrica Santa Lúcia têm passado por sérias dificuldades financeiras nos últimos meses. Isso porque, desde julho, os salários pelos serviços prestados à instituição não têm sido pagos. Apesar de ser uma clínica particular, todos os 160 pacientes atendidos chegam ao local através do Sistema Único de Saúde (SUS), ou seja, é responsabilidade do governo federal realizar o repasse de verbas para manutenção do espaço, dos serviços e pagamento dos colaboradores e fornecedores.

De acordo com o diretor superintendente da unidade, Dermeval Barboza Moreira Neto, o repasse federal já foi efetuado, mas o governo municipal ainda não tinha depositado até ontem, 14, de manhã, a quantia referente aos quase três meses de atraso. “Não entendemos o motivo desta demora. Sabemos que o valor já foi enviado à Prefeitura, mas ainda não chegou até nós. O montante de atraso chega a quase R$ 500 mil”, afirmou Dermeval. O superintendente explicou ainda que a verba atrasada é destinada não só ao pagamento de salários, mas a todos os gastos da instituição, como: combustível para a ambulância, manutenção do veículo e de toda a unidade, medicação, lavanderia, alimentação. “Os fornecedores já estão acostumados com os atrasos, mas, desta vez, foi além do que esperávamos. Está chegando a um ponto inviável”, finaliza ele.

“Nunca passamos por isso. Continuamos trabalhando por amor aos pacientes. Eles não têm culpa do que está acontecendo”, disse a faturista que trabalha na unidade há 28 anos, Geny Pedron. Fábio Pinheiro Machado trabalha na clínica há 25 anos e confirma a situação: “Não sabemos o que está acontecendo e estamos preocupados não só com nosso futuro, mas também com os pacientes. Já com a verba repassada a situação é complicada, imagine sem ela”, observa a funcionária.

Na tarde de ontem, 14, a Secretaria Municipal de Saúde informou, através de nota, que o pagamento dependia de reserva orçamentária de empenho. No entanto, ainda na tarde de ontem a pasta atualizou a informação afirmando que o valor já havia sido liberado.

A clínica psiquiátrica Santa Lúcia é responsável por atender pessoas com transtornos mentais de 12 municípios da região há quase 50 anos. A verba repassada é de R$ 49 para a diária de cada paciente. Valor destinado a suprir cinco refeições por dia, serviços de lavanderia, médico 24 horas, médico assistente, três psicólogos, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem. Em outubro do ano passado uma campanha com o objetivo de arrecadar donativos para ajudar a clínica chegou a ganhar espaço nas redes sociais e gerou diversas doações. A clínica psiquiátrica fica localizada na Avenida Walter Machado Thedin (trecho da RJ-116), km 72,5, no distrito de Mury, e esta aberta à visitação de domingo a domingo, das 8h às 16h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: santa lúcia | repasse | salários | atrasados
Publicidade