Frizão segura empate com o Angra dos Reis fora de casa

Resultado, no entanto, não muda a situação do Friburguense na Copa Rio
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
por Vinicius Gastin
Frizão retorna aos treinos na quinta-feira (Foto: Vinicius Gastin)
Frizão retorna aos treinos na quinta-feira (Foto: Vinicius Gastin)

Na caminhada do Friburguense em busca da classificação para a próxima fase da Copa Rio, cada ponto pode fazer a diferença. A partir dessa análise, o 0 a 0 com o Angra dos Reis na tarde de quarta-feira, 23, pela 5ª rodada do grupo A, pode ser visto como um bom resultado. As adversidades proporcionadas pelo calor e o gramado ruim do estádio Jair Toscano valorizam ainda mais o ponto conquistado no sul fluminense.

Em termos de classificação, no entanto, o empate não muda a situação do Friburguense. O time comandado por Gerson Andreotti encerra o primeiro turno com quatro pontos conquistados, e ocupa a quarta colocação da chave. Gonçalense e Resende dividem a primeira colocação com nove cada, enquanto o Bangu, próximo adversário do Frizão, soma seis. Desta forma, o duelo com o tradicional clube alvirrubro na próxima quarta-feira, 30, às 15h, em Moça Bonita, poderá aproximar ou distanciar o Tricolor da Serra da segunda fase da competição.

Muito calor e gramado ruim

Com o jovem Lohan na equipe, o técnico Gerson Andreotti sinalizou desde o início a intenção de buscar os três pontos fora de casa. Novamente sem Jorge Luiz, que ainda cumpre os três jogos de suspensão por conta da expulsão contra o Bangu, o volante Damião foi escalado pelo segundo jogo consecutivo. Com ele em campo, João Victor apareceu com mais frequência no campo de ataque, e o lateral Flavinho, na teoria, ganhou liberdade para subir ao ataque. Recuperado da bolada que sofreu na rodada anterior, o experiente Sergio Gomes foi liberado pelo departamento médico e apareceu na escalação titular.

Apesar de o adversário não ter pontuado na competição até então, o Friburguense viajou ciente de que encontraria dificuldades. O gramado ruim do estádio Jair Toscano, o vento forte e o calor, além da própria necessidade de vitória do Angra, eram obstáculos a mais para os comandados de Andreotti. Nos primeiros 15 minutos, o Frizão foi melhor, trocando mais passes e teve duas chances. Lohan teve a primeira chance aos 12, mas finalizou para fora após cobrança de escanteio. Três minutos depois, Léo fez grande defesa em chute forte de João Victor. Depois da parada técnica, o Angra equilibrou as ações. Aos 32, Renan recebeu na entrada da área, girou em cima do zagueiro e finalizou rente à trave esquerda do goleiro Afonso. No último lance do primeiro tempo, Leandro Teixeira cobrou falta com perigo.

Placar não mexe

O segundo tempo teve início como novo domínio do Friburguense. A boa marcação e a posse de bola pareciam anunciar que o Tricolor da Serra poderia abrir o placar a qualquer momento. Aos 12 minutos, Sérgio Gomes chegou à linha de fundo e cruzou para Caíque. O atacante finalizou dividindo com o zagueiro, e o goleiro Léo fez defesa tranquila. Aos 14, o Angra ameaçou: Renan ganhou uma bola dividida com a zaga, saiu na frente de Afonso e bateu. O goleiro fez grande defesa e evitou a abertura do placar. Na sequência da cobrança, o Frizão encaixou contra-ataque, e Damião lançou Flavinho, que teve liberdade para sair cara a cara com o goleiro. Léo saiu nos pés do camisa seis e salvou o time da casa.

Na parte final do jogo, o Angra tentou pressionar. Com as entradas de Gean e Arthur, o time foi mais ofensivo. O primeiro, um minuto após entrar, perdeu gol inacreditável. Aos 29 minutos, em ataque pela esquerda, Luquinha tentou encobrir Afonso, que estava fora do gol; o goleiro espalmou, a bola sobrou limpa para Gean, que cabeceou na trave, e ainda teve o rebote com o gol vazio para marcar, mas finalizou mal e isolou. Aos 38, o Friburguense quase encontrou o gol através do erro de Alex Lima na saída de bola. Caíque ganhou a jogada e cruzou na cabeça de Tufy, mas a finalização foi em cima do goleiro. O placar não mexeu no Jair Toscano, em resultado que atrapalha os planos de ambas as equipes.

Com duelo fora de casa na abertura do returno, Frizão só reencontra a torcida em outubro

Um dos trunfos do Friburguense para buscar a classificação para a próxima rodada da Copa Rio, o estádio Eduardo Guinle só receberá treinos da equipe até o dia 13 de outubro. Apenas no dia seguinte, 14, o Frizão voltará a jogar uma partida oficial na serra pela competição. Na ocasião, o Tricolor da Serra encara o Gonçalense, em jogo válido pela terceira rodada do returno. Antes, a equipe tricolor estreia no returno contra o Bangu, na próxima rodada, e terá folga na segunda rodada.

Apesar do resultado negativo na primeira rodada, o Friburguense possui retrospecto positivo quando atua em Nova Friburgo. Já no jogo seguinte, em casa, o time comandado por Gerson Andreotti buscou a vitória contra o Resende, e voltou a briga no grupo A por uma vaga na próxima fase do torneio. O duelo com o Gonçalense, time que está à frente na tabela, poderá decidir os rumos do time de Nova Friburgo na competição.

Em 2014, foram sete jogos no Eduardo Guinle pela Copa Rio, com quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota – para o Boavista por 4 a 3, na última rodada da segunda fase de classificação. O desempenho em casa foi determinante para a campanha que levou o Frizão às semifinais. “O fato casa é importante, e as equipes sabem que é difícil enfrentar o Friburguense na serra. Precisamos sempre ser constantes, pois as equipes geralmente vêm fechadas”, destaca o goleiro Afonso.

Ficha técnica
Angra dos Reis 0 x 0 Friburguense
Copa Rio 2015
5ª rodada - Grupo A
23/9/2015 - 15h
Estádio Jair Toscano, Angra dos Reis - RJ

Árbitro: Fabrício Ribeiro Aguiar
Assistentes: Wander da Conceição e Guilherme Tavares

Angra dos Reis: Leo; Thomas (Gustavo), Marcão, André e Michel (Arthur); Alex Lima, Leandro Teixeira, Chiquinho e Luquinha; Renan e Alex (Gean).
Técnico: Leandro Silva

Friburguense: Afonso; Sérgio Gomes (Tufy), Cadão, Diego e Flavinho; Bidu, João Victor (Zé Victor), Damião e Jefferson; Caique e Lohan (Ziquinha).
Técnico: Gerson Andreotti

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | Angra dos Reis | Copa Rio
Publicidade