Frizão estreia neste sábado na Taça Corcovado

Time encara o Queimados no 1º jogo da 2ª fase da campanha por uma vaga nas semifinais do campeonato carioca da série B através da classificação geral
sábado, 15 de julho de 2017
por Vinicius Gastin
Técnico Merica ganhou duas semanas para trabalhar entre os turnos: Frizão vive bom momento na competição
Técnico Merica ganhou duas semanas para trabalhar entre os turnos: Frizão vive bom momento na competição

A Taça Santos Dumont já ficou para trás. Mas dela o Friburguense traz a evolução apresentada nos últimos jogos e a pontuação que lhe reserva o direito de brigar por uma vaga nas semifinais do campeonato carioca da série B através da classificação geral. A outra possibilidade será exatamente através da Taça Corcovado, o segundo turno do Estadual, que dará ao campeão o direito de disputar o acesso. Ao Goytacaz, que faturou o primeiro turno, se juntarão mais três equipes: o vencedor da Corcovado e os dois melhores na soma dos turnos.

Em números, a campanha do Frizão até o momento é resumida em 17 pontos ganhos, cinco vitórias, dois empates e duas derrotas. A equipe marcou 13 gols e sofreu nove, com quatro positivos de saldo. O aproveitamento nesta primeira etapa é 63%. A pontuação, analisada friamente, rende ao Tricolor da Serra a sétima colocação. No entanto, entre os times que estão à frente, Audax, Barcelona e Sampaio Correa possuem um jogo a mais. Diferença esta que será tirada no segundo turno. Os melhores classificados no geral é que terão o direito de jogar a semifinal geral em casa e com a vantagem do empate, e não os campeões de turno.

"Nosso começo foi muito ruim, mas depois conseguimos acertar o time, principalmente nos dois últimos jogos. Jogamos bem, convencemos e conseguimos os resultados. Infelizmente não classificamos para a semifinal, mas somamos pontos no geral que serão importantes lá na frente. Nossa equipe amadureceu, e teremos agora alguns dias para trabalhar em cima do nosso objetivo, que é levar o Friburguense de volta à primeira divisão", avalia o técnico Merica.

Em sua estreia no segundo turno, o Friburguense viaja para encarar o Queimados, Às 15h deste sábado, 15, no Marrentão, em Duque de Caxias. O adversário possui apenas um ponto na competição, enquanto o Tricolor sustenta uma sequência de seis jogos sem derrotas, sendo três vitórias consecutivas. A preparação para a Taça Corcovado foi feita em Nova Friburgo, com treinos e amistoso contra o Caec, de Casimiro de Abreu, vencido por 4x1 pelo Frizão.

 Para o duelo na Baixada fluminense, o técnico Merica deve contar com Jefinho e Gleison, recuperados de lesão. Ricardo também deve ser relacionado, assim como Jarles. A tendência é que o Friburguense entre em campo com Luiz Felipe, Sergio Gomes, Marcelo Costa, Roberto Junior e Gabriel; Bidu, Rafael, Jefinho e Gleison; Ziquinha e Lohan.

Regulamento

O modelo do campeonato carioca da série B1 prevê dois turnos, semifinal e final. Os dois times que chegarem à decisão sobem para a elite de 2018. Os turnos Taça Santos Dumont e Taça Corcovado estão mantidos. Os campeões se classificam, junto com os dois melhores times na soma dos turnos, para a semifinal geral, que será em jogo único, com vantagem do empate para o time de campanha superior. Os vencedores sobem para a série A e disputam a decisão.

O Friburguense está no grupo B, que possui dez das 21 equipes. Neste segundo turno, uma chave enfrenta a outra. Portanto, os adversários serão o Audax Rio, Barcelona, Olaria, Campos/Carapebus (rebaixado do Estadual deste ano), Barra Mansa, Queimados, America, Sampaio Corrêa, Serra Macaense, Americano e Itaboraí.

Nesta segunda metade, o Frizão fará poucas viagens distantes. O clube poderia retornar mais duas vezes ao Norte Fluminense, onde enfrentou o Goytacaz, em Campos, mas receberá Campos/Carapebus e Americano em Nova Friburgo. A viagem mais longa será com destino à Barra Mansa, na terceira rodada. A maioria dos jogos fora de casa, no entanto, acontece na Baixada Fluminense. As partidas continuam sendo disputadas às quartas e sábados, e os dois duelos previstos para o meio de semana na serra, contra AD Itaboraí e Campos/Carapebus, vão ser realizados às 19h30.

Se na Taça Santos Dumont o Friburguense jogou apenas quatro das nove partidas em casa, na Corcovado, o Tricolor atua seis vezes em 11 possíveis no Eduardo Guinle. Se no primeiro turno houve uma sequência de dois duelos longe da serra (que terminou com vitórias contra Gonçalense e Artsul), no segundo o Frizão encerra a campanha na fase de grupos com dois desafios consecutivos em Nova Friburgo.

Tabela do Frizão - Taça Corcovado:

15/jul - 15h - Queimados x Friburguense, Marrentão

22/jul - 15h - Friburguense x America, Eduardo Guinle

26/jul - 15h - Barra Mansa x Friburguense, Leão do Sul

29/jul - 15h - Friburguense x Sampaio Correa, Eduardo Guinle

02/ago - 15h - Olaria x Friburguense, Rua Bariri

05/ago - 15h - Friburguense x Serra Macaense, Eduardo Guinle

13/ago - 15h - Barcelona x Friburguense, Bariri

16/ago - 19h30 - Friburguense x AD Itaboraí, Eduardo Guinle

19/ago - 15h - Audax Rio x Friburguense, Moça Bonita

26/ago - 15h - Friburguense x Americano, Eduardo Guinle

30/ago - 19h30 - Friburguense x Campos/Carapebus, Eduardo Guinle

 

 - Classificação geral (extra-oficial):

1º- Audax, 24 pts

2º- Americano, 24 pts

3º- Goytacaz, 21 pts

4º- Barcelona, 18 pts

5º- Duque de Caxias, 18 pts

6º- Sampaio Correa, 18 pts

7º- Friburguense, 17 pts

8º- America, 17 pts

9º- Barra da Tijuca, 17 pts

10º- São Gonçalo, 17 pts

11º- Olaria, 13 pts

12º- Tigres do Brasil, 12 pts

13º- Itaboraí, 12 pts

14º- Serra Macaense, 11 pts

15º- Carapebus, 8 pts

16º- Gonçalense, 8 pts

17º- Artsul, 8 pts

18º- Barra Mansa, 6 pts

19º- Serrano, 4 pts

20º- São Cristóvão, 1 pt

21º- Queimados, 1 pt

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Série B | futebol
Publicidade