Frizão encara o Artsul fora de casa nesta quarta

Time aposta na vitória e no tropeço de rivais para chegar à última rodada do primeiro turno do campeonato carioca da série B com chances de classificação para as semifinais
terça-feira, 27 de junho de 2017
por Vinicius Gastin
Em boa fase, jovem Jefferson é um dos titulares do meio-campo do Friburguense para o jogo desta quarta
Em boa fase, jovem Jefferson é um dos titulares do meio-campo do Friburguense para o jogo desta quarta

Um olho no peixe e outro no gato. Ou, adaptando para a realidade, coração em campo e ouvidos atentos aos outros jogos. A missão do Friburguense não é simples, mas, para chegar à última rodada da Taça Santos Dumont, o primeiro turno do campeonato carioca da série B com chances de classificação para as semifinais, duas situações são fundamentais: a vitória e o tropeço de rivais.

O primeiro desses dois passos pode ser dado contra o Artsul, às 15h desta quarta-feira, 28, no estádio Nivaldo Pereira. A conquista dos três pontos é imprescindível para o Tricolor da Serra. Feito isso, as atenções se voltam para os três rivais que brigam diretamente por uma vaga na próxima fase. Com 11 pontos conquistados, o Frizão ocupa a quinta colocação da chave, a quatro do vice-líder Barra da Tijuca.

Os adversários diretos na briga pelas semifinais são o Barra da Tijuca, o São Gonçalo e o Duque de Caxias, times que estão à frente na tabela de classificação. O Goytacaz, líder do grupo B com 19 pontos, não pode mais ser alcançado pelo Friburguense. O Barra, que soma 15 pontos, enfrenta Duque de Caxias (em confronto direto) e sai para pegar o São Cristóvão. Já o Duque, que tem 14, além do Barra, pega o Artsul. O São Gonçalo encerra a participação na fase de grupos do primeiro turno contra Goytacaz e Tigres.

        Para chegar ao dia 1º de julho, no duelo contra o Serrano, às 15h, no Eduardo Guinle, com chances, Barra da Tijuca e São Gonçalo precisam, pelo menos, empatar. Uma vitória de qualquer um desses dois já elimina o Friburguense do primeiro turno. Não será simples, é verdade. Mesmo que não vença o Duque de Caxias, o Barra terá ainda um duelo com o São Cristóvão, que sequer pontuou. Já o São Gonçalo tem compromissos mais difíceis, enquanto o Duque tem um confronto direto e outro teoricamente não tão complicado, contra o Artsul.

No entanto, o olhar do clube vai além deste primeiro turno. Afinal de contas, não são os campeões de turno, mas sim, os mais bem classificados no geral é que terão o direito de jogar a semifinal geral em casa e com a vantagem do empate. Com 11 pontos, o Friburguense pode terminar a Taça Santos Dumont com 17, tendo Queimados, fora de casa, e América em Nova Friburgo como primeiros compromissos pela Taça Corcovado. Jogos onde, de acordo com o rendimento até aqui, é possível conquistar duas vitórias.

A preparação tricolor

Depois da vitória sobre o Gonçalense, o Friburguense trabalhou praticamente durante todo o fim de semana, desde a tarde do último sábado, 24. As atividades aconteceram no Eduardo Guinle, e serviram para o técnico Merica definir a equipe que tentará quebrar o bom retrospecto do Artsul quando joga no Nivaldo Pereira.

Entre mistérios e certezas está a ausência de Lucas Toledo. Lateral esquerdo de origem e volante na maioria dos jogos – o último foi exceção -, recebeu o terceiro cartão amarelo em Itaboraí. A tendência é que Gabriel entre na lateral esquerda, mantendo Yan na direita e Sergio Gomes como volante. Outra opção é dar nova oportunidade a Lucas Sales, autor do gol da vitória sobre o Gonçalense. O retorno de Sergio à direita provocaria uma nova alteração, talvez com a entrada de Rafael ou Everton no meio.

A escalação de Yan na última rodada, que surpreendeu a muitos, tem uma explicação: Rodrigo, que havia sido titular contra o São Gonçalo, recebeu uma proposta do futebol da Bulgária e pode estar de saída. O negócio ainda não está confirmado, e até mesmo por isso valores não foram revelados. Entretanto, o jogador está na Europa para acertar detalhes.

Juniores na briga

Invicto há quatro jogos no profissional, o Friburguense também faz bela campanha no campeonato carioca da série B sub-20. Inclusive, com chances reais de classificação para as semifinais do primeiro turno, a Taça Santos Dumont. O Tricolor da Serra ocupa atualmente a terceira colocação do grupo B, com dez pontos, um a menos que o Gonçalense, segundo colocado. O São Gonçalo lidera com 16. De fato, o próximo duelo poderá ser decisivo para as pretensões da equipe.

Restando apenas duas rodadas, o Frizão vai brigar pela vaga na próxima fase. O primeiro dos dois compromissos finais será contra a Artsul nesta quarta-feira, 28, às 13h, no Nivaldo Pereira. O adversário é o terceiro colocado, com a mesma pontuação tricolor. Por isso, o caráter decisivo. No sábado, 1º de julho, o Friburguense recebe o Serrano, no mesmo horário, no Eduardo Guinle. Ambas as partidas são preliminares aos profissionais. Já o Gonçalense terá Serrano, fora de casa, e receberá o Goytacaz.

Classificação Grupo B:

 

1º- Goytacaz, 19 pts

 

2º- Barra da Tijuca, 15 pts

3º- São Gonçalo EC, 15 pts

4º- Duque de Caxias, 14 pts

5º- Friburguense, 11 pts

6º- Tigres do Brasil, 8 pts

7º- Artsul, 8 pts

8º- Gonçalense, 4 pts

9º- Serrano, 4 pts

10º- São Cristóvão, 0

 

- Classificação geral (extra-oficial):

1º- Goytacaz, 19 pts

2º- Audax, 17 pts

3º- Americano, 17 pts

4º- Sampaio Correa, 16 pts

5º- Barra da Tijuca, 15 pts

6º- Barcelona, 15 pts

7º- São Gonçalo, 15 pts

8º- Duque de Caxias, 14 pts

9º- Friburguense, 11 pts

10º- America, 10 pts

11º- Olaria, 10 pts

12º- Tigres do Brasil, 8 pts

13º- Itaboraí, 8 pts

14º- Serra Macaense, 8 pts

15º- Artsul, 8 pts

16º- Barra Mansa, 5 pts

17º- Carapebus, 5 pts

18º- Gonçalense, 4 pts

19º- Serrano, 4 pts

20º- São Cristóvão, 0

21º- Queimados, 0

 

- A tabela do Frizão - Taça Santos Dumont:

Goytacaz 2x0 Friburguense, Ari de Oliveira

Friburguense 1x1 Tigres, Eduardo Guinle

Barra da Tijuca 2x1 Friburguense, C. Galvão

Friburguense 1x0 Duque de Caxias, Eduardo Guinle

São Cristovão 2x3 Friburguense, Rua Bariri

Friburguense 1x1 São Gonçalo, Eduardo Guinle

Gonçalense 1x2 Friburguense, Alzirão

28/jun - 15h - Artsul x Friburguense, Nivaldo Pereira

01/jul - 15h - Friburguense x Serrano, Eduardo Guinle

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futebol | Série B | frizão
Publicidade