Frizão empata com o Olaria e avança para a final do Torneio OPG

Time de Nova Friburgo encara o Botafogo neste sábado no Eduardo Guinle com entrada gratuita
sábado, 21 de novembro de 2015
por Vinicius Gastin
Friburguense e Olaria fizeram jogo equilibrado no Eduardo Guinle (Foto: Vinicius Gastin)
Friburguense e Olaria fizeram jogo equilibrado no Eduardo Guinle (Foto: Vinicius Gastin)

Um jogo digno de duas equipes qualificadas para chegar à decisão do Torneio Otávio Pinto Guimarães. Friburguense e Olaria protagonizaram um duelo emocionante na última quarta-feira, 18, no Eduardo Guinle, e desta forma presentearam os cerca de 150 torcedores presentes ao estádio.

O Tricolor da Serra, com o gol de Lohan, abriu vantagem, levou o empate e foi heróico para segurar o resultado que o favorecia, levando-o à final. Na decisão, que já começa neste sábado, 21, o Frizão vai encarar o Botafogo às 16h no Eduardo Guinle.A entrada para assistir à partida é gratuita.

Sempre ele: Lohan volta a marcar

A expectativa era de um grande jogo. Não só pelo fato de o duelo valer vaga na grande decisão do Torneio Otávio Pinto Guimarães, mas pela prévia nos encontros anteriores. Naquela ocasião, pela última rodada da primeira fase, um eletrizante 4 a 4 em Nova Friburgo. Já no jogo de ida da fase final, na Rua Bariri, na Zona Norte do Rio de Janeiro, um empate sem gols. Uma nova igualdade garantiria o Tricolor da Serra na decisão, mas o time comandado por Merica manteve a vocação ofensiva.

Nos primeiros minutos, o Frizão tentou tomar a iniciativa do jogo, sem descuidar dos contra ataques do adversário. Tanto é que foram três bolas afastadas pela defesa friburguense, exatamente depois das tentativas no campo de ataque. O primeiro chute a gol aconteceu através de Léo, que tentou aproveitar bola rebatida, mas não acertou o alvo. Pouco depois, Maicon parou na boa defesa de Roger. A pressão era grande, e aos dez minutos, o Friburguense reclamou de um toque de mão na grande área do Olaria. O árbitro mandou seguir.

Aos 15 minutos, Léo levantou e Maicon cabeceou para fora. Mesmo destino da finalização de Léo, da intermediária, pouco depois. Faltava a oportunidade para o artilheiro, que não costuma perdoar. Lohan apenas aproveitou o rebote do goleiro, aos 16, para colocar o Tricolor em vantagem no placar. O atacante do Friburguense chega aos 14 gols marcados na competição.

Logo depois do tempo técnico, o Frizão levou o primeiro susto: Victor Andrade dominou, fez o giro na marca do pênalti e bateu muito perto da trave direita de León. Com a marcação um pouco mais adiantada, o Olaria tentava equilibrar as ações. O time da Rua Bariri finalizou novamente aos 29 minutos, sem direção. A trave salvou o Friburguense no desvio de Pedro, instantes depois. Os visitantes voltaram a ameaçar aos 39 minutos, quando Victor foi travado pela defesa. Antônio erraria o alvo no lance seguinte.

Em meio à pressão do Olaria, Maicon teve boa chance para ampliar o marcador e errou o alvo. León ainda faria mais duas defesas para salvar a equipe de Merica. No entanto, aos 48, Rodrigo conseguiu vencer o goleiro tricolor e alcançou o empate.

Segundo tempo tenso

O gol do Olaria no minuto final foi a prévia das emoções que estavam por vir na etapa final. Se Lohan desperdiçou grande chance aos três minutos, Victor teve oportunidade tão boa quanto instantes depois, mas acabou travado pela marcação. Enquanto o Friburguense tentava através de levantamentos, o time visitante tentava trabalhar pelo chão, valorizando a posse de bola. Merica recorreu ao banco, e promoveu a entrada de João Victor no meio-campo tricolor.

Antes da chuva - que logo parou - começar a cair em Nova Friburgo, o Tricolor da Serra teve um gol anulado. Léo cobrou falta, a bola desviou e entrou, mas o bandeira sinalizou irregularidade na trajetória da bola. A bola alta, ponto forte da equipe de Merica, quase foi trunfo para o Olaria aos 27. No entanto, ninguém apareceu para completar o desvio inicial de Elerson. Aos 33, Gabriel subiu mais que a defesa e escorou por cima.

Com muita disposição, o Friburguense segurava as pontas para garantir ao menos o empate. À espera de uma bola, o Frizão teve chance aos 37, quando Jefferson arrancou, invadiu a área, mas bateu prensado com o zagueiro. Na cobrança do escanteio, a bola foi salva em cima da linha. Nos minutos finais, o Olaria ainda tentou levantar a bola para a grande área. Numa dessas, León não conseguiu alcançar e Rodrigo errou o cabeceio. De forma merecida, o Friburguense está na final do OPG.

Ficha Técnica
Friburguense x Olaria

Torneio Otávio Pinto Guimarães 2015
3ª rodada (2ª fase - returno) - Grupo F
18/11/2015 - 16h
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo - RJ

Árbitro: Bruno Cordeiro da Rocha
Assistentes: Leonardo Moura e Francisco Ferreira

Friburguense: León, Léo, Pierre, Junior e Lucas; Murillo, João (João Victor), Rafael e Jefferson; Maicon (Matheus) e Lohan.
Técnico: Merica

Olaria: Roger, Antônio, Gabriel, Elerson e Josiel; Jeferson, Wembley, Juninho e Israel; Pedro e Victor Andrade.
Técnico: Israel Venâncio

  • Artilheiro Lohan voltou a balançar as redes no OPG (Foto: Vinicius Gastin)

    Artilheiro Lohan voltou a balançar as redes no OPG (Foto: Vinicius Gastin)

  • Jefferson tenta levar o Friburguense ao ataque no Eduardo Guinle (Foto: Vinicius Gastin)

    Jefferson tenta levar o Friburguense ao ataque no Eduardo Guinle (Foto: Vinicius Gastin)

  •  León, um dos destaques da equipe na competição (Foto: Vinicius Gastin)

    León, um dos destaques da equipe na competição (Foto: Vinicius Gastin)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | Torneio OPG
Publicidade