Frizão bate o Botafogo e fica a um empate do título do OPG

O segundo e decisivo duelo será realizado no próximo sábado
segunda-feira, 23 de novembro de 2015
por Vinicius Gastin
Lohan recebe o abraço dos companheiros na comemoração de mais um gol: cena se repetiu 15 vezes no OPG (Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa)
Lohan recebe o abraço dos companheiros na comemoração de mais um gol: cena se repetiu 15 vezes no OPG (Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa)

O troféu que será entregue ao campeão do Torneio Otávio Pinto Guimarães ainda não subiu a serra, mas o Friburguense já pode ter a sensação de colocar pelo menos uma mão nele. O Tricolor da Serra fez valer a força em Nova Friburgo, e abriu vantagem na tarde do último sábado, 21, contra o Botafogo ao vencer por 2 a 1 no estádio Eduardo Guinle.

Para não perder o costume e manter a fantástica média, Lohan marcou seu 15º gol no campeonato e abriu caminho para o triunfo, consolidado com o tento de Léo. Igor Cássio descontou para o alvinegro carioca, que ainda desperdiçou um pênalti.

O segundo e decisivo duelo acontece no próximo sábado, 28, em local e horário a serem definidos. Existe a possibilidade de o confronto se tornar o jogo preliminar de Botafogo x América-MG, válido pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro no estádio Nilton Santos. A confirmação sai ainda nesta semana e que poderá ser histórica para o Frizão. Basta apenas um empate para materializar o sonho do título.
 
Quinze vezes Lohan
 
Toda decisão costuma ser tensa e intensa. A necessidade e a vontade de decidir o quanto antes esbarram no respeito e na cautela com o adversário. No entanto, logo no primeiro minuto, o Friburguense mostrou que não abriria mão da característica ofensiva. Após cruzamento fechado de Léo — uma arma da equipe na competição —, Victor Hugo apareceu para interceptar e evitar a finalização.

Na sequência, Léo acionou Maycon na ponta, que conseguiu escanteio ao tentar o cruzamento. Depois da cobrança, Pierre mandou pra fora. Aos cinco minutos, a pressão inicial do Frizão resultou em gol, e logo com quem mais vezes balançou as redes no campeonato. Pierre fez lançamento do campo de defesa na direção de Lucas Toledo.

O lateral cruzou para o camisa nove, que fuzilou de perna esquerda, sem chances para o goleiro. Um belo gol. Aos nove, o Botafogo teve a chance de empatar, mas o chute de Ribamar saiu à direita de Leon. O gol deu tranquilidade ao Frizão, que trabalhava a bola em busca de espaço pelas laterais através de Léo e Lucas Toledo, bastante acionados. Talvez surpreendido pela postura tricolor, o Botafogo não ameaçava e tinha menos posse de bola.

A volta do tempo técnico trouxe mais equilíbrio ao jogo. O alvinegro esteve mais presente ao campo de ataque, e as divididas foram mais fortes. O número de faltas, como consequência, aumentou de forma significativa. O Frizão quase ampliou aos 27, depois de contra ataque puxado por Lohan, que resultou no chute de Maycon para a boa defesa de Victor Hugo.

Aos 30, Léo cobrou a falta por cima. Dois minutos depois o Botafogo tentou mais uma vez com Ribamar, mas o chute foi pra fora. O meio campo friburguense, bem posicionado, quase não dava espaços para o adversário, que insistia nas jogadas individuais. Nas bolas paradas o time carioca também era perigoso. Em escanteio cobrado pela esquerda, Marcinho achou Ribamar, que se antecipou e cabeceou por cima. Com posse de bola e competência na defesa, o Friburguense manteve a vantagem e levou o placar favorável para o vestiário.

Gols e polêmica

Os times voltaram sem mudanças para a etapa final. A intensidade se manteve, mas desta vez, foi o Botafogo quem ameaçou logo no primeiro minuto. Lima invadiu a área e bateu firme para a belíssima defesa de León. Na sequência do lance, contra ataque puxado por Maycon, que fez jogada individual e bateu forte, à direita de Victor Hugo. De falta, Marcinho tentou empatar para os cariocas, mas a bola subiu demais. Aos oito, Murillo subiu como lateral pela direita e fez o cruzamento, mas a bola não encontrou os pés de nenhum jogador serrano e saiu pela lateral. Nesse momento, o Friburguense já tinha novamente tomado as rédeas da partida, e novamente foi eficiente para transformar domínio em gol.

Aos nove minutos, Lucas Toledo, com raça, ganhou a dividida pela esquerda e cruzou forte. Léo apareceu livre e bateu de chapa com o pé direito para marcar o segundo do Tricolor da Serra. A dobradinha quase se repetiu aos 12, após falta ensaiada cobrada por Lucas Toledo. Léo tentou o chute, mas a bola foi forte demais.

Tudo parecia caminhar bem, quando em um contra ataque o árbitro enxergou pênalti de Leon em Ribamar, quase no bico da grande área. O goleiro do Frizão levou o amarelo. Apenas um detalhe em uma tarde que parecia ser mesmo azul, vermelha e branca. Na cobrança, Ribamar deslocou Leon, mas a bola explodiu na trave direita. Um dos destaques do jogo, o volante coreano João, deu lugar ao meia Felipe. E foi nos pés dele que nasceu mais uma chance do Frizão para ampliar o placar. O meia lançou Léo na direita, que achou Jefferson livre no meio, mas o chute foi por cima.

O Botafogo tentou diminuir com Ribamar, mas Leon fez boa defesa. Aos 33 minutos, Igor Cássio recebeu pela direita e tentou o cruzamento, mas pegou mal na bola e surpreendeu o goleiro tricolor. O que era para dar errado deu certo, e a bola morreu no fundo das redes do Frizão.

O gol acordou o time do Rio de Janeiro, que passou a ter mais posse de bola. Aos 40, Ribamar teve a chance do empate, mas mandou por cima. Yuri também tentou de longe, mas Leon se esticou todo e impediu o empate. Depois, foi só esperar o apito final. O Frizão está na frente, e precisa apenas não perder para subir a serra com o troféu na bagagem.

Ficha Técnica

Friburguense 2 x 1 Botafogo
 
Torneio Otávio Pinto Guimarães 2015
Final - jogo de ida
21/11/2015 - 16h
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo-RJ
 
Árbitro: Bruno Mota Correia
Assistentes: Daniel Rodrigues e Diego Almeida
 
Friburguense: Leon; Léo, Pierre, Júlio César e Lucas Toledo; Murillo, João (Felipe), Rafael e Jefferson (Frederico); Lohan e Maycon (João Victor).
Técnico: Merica
 
Botafogo: Victor Hugo; Marcinho (Yuri), Kanu, Marcelo e Victor; Arruda, Jordan (Mauro), Lima e Leandro; Ribamar e Paulo (Igor Cássio).
Técnico: Maurício de Souza

  • Melhor durante os 90 minutos, Tricolor larga na frente na decisão (Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa)

    Melhor durante os 90 minutos, Tricolor larga na frente na decisão (Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa)

  • Léo recebe cruzamento e bate para marcar o segundo: Frizão muito perto do título inédito (Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa)

    Léo recebe cruzamento e bate para marcar o segundo: Frizão muito perto do título inédito (Foto: Vinicius Eyer/Jornada Interativa)

  • Torcida compareceu em bom número: Friburguense a um empate de levantar a taça (Foto: Vinicius Eyer / Jornada Interativa)

    Torcida compareceu em bom número: Friburguense a um empate de levantar a taça (Foto: Vinicius Eyer / Jornada Interativa)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense | Torneio OPG
Publicidade