Frizão bate o América e fica mais perto da semifinal da Copa Rio

Na última rodada Tricolor da Serra viaja para enfrentar a Portuguesa na Ilha do Governador
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
por Vinicius Gastin
Frizão bate o América e fica mais perto da semifinal da Copa Rio

Um golaço para recolocar o Friburguense na liderança do grupo A da Copa Rio. O chute certeiro de Bidu, aos quatro minutos do primeiro tempo, deu a vitória ao Tricolor da Serra por 1 a 0 sobre o América, na noite da última quarta-feira, 28, no estádio Eduardo Guinle, no bairro Olaria. Os três pontos conquistados em casa, em duelo bastante equilibrado, deixam o Frizão dependente apenas das próprias forças para chegar às semifinais.

Apesar do resultado positivo, o Friburguense, líder do grupo A com 13 pontos, ainda não está garantido na próxima fase da Copa Rio. Depende apenas de uma vitória contra a Portuguesa na próxima quarta-feira, 5, na Ilha do Governador, mas pode avançar até mesmo com derrota. Para tanto, basta que Itaboraí, que soma 13 pontos, ou o Angra dos Reis, que soma 12, perca para Rio-São Paulo ou Resende, respectivamente. O Tricolor da Serra só não avança se for derrotado e os dois rivais vencerem. Caso o Angra empate e o Frizão perca, apenas uma improvável goleada eliminaria a equipe de Nova Friburgo.

Pintura de Bidu

Decisivo para o Friburguense, mas também para o América. Os resultados dos jogos à tarde pressionaram as duas equipes a buscarem a vitória. O triunfo do Angra dos Reis por 2 a 1, frente ao Volta Redonda, e o do Itaboraí no dia anterior haviam tirado o Tricolor da Serra do G-2. Por apenas quatro minutos, entretanto. Tempo para Bidu perceber o espaço e pedir a bola a Léo na cobrança de lateral. O volante, e capitão da equipe na ausência de Cadão, dominou, ajeitou o corpo e acertou belo chute para abrir o placar e recolocar o Frizão em primeiro lugar no grupo A.

Luiz Felipe, com bela defesa em cabeçada à queima-roupa, garantiu a continuidade da festa da torcida, em bola que ainda tocou o travessão. Dois lances que rechearam um começo de partida bastante movimentado, com os dois times brigando pela bola em cada palmo do campo. Alguns momentos de inspiração quase fizeram o marcador mexer novamente em Nova Friburgo, como o chute de Léo, que carimbou o travessão aos 18 minutos.

Aos 25 minutos, Daniel passou por Diego Guerra com velocidade, fez o cruzamento rasteiro e Luiz Felipe saiu bem para fazer a defesa. O América insistia na movimentação dos atacantes, e também no jogo aéreo, onde a defesa tricolor levava vantagem quase todas as vezes. Aos 35 minutos, o árbitro enxergou falta na entrada da área para a equipe rubra, mas Dieguinho mandou por cima.

À vontade na função de meia, Sérgio Gomes fez de tudo um pouco: armou, desarmou, ganhou pelo alto, reclamou com o árbitro de algumas marcações de falta a favor do América. Um dos companheiros dele, Gleison, apareceu bem aos 42, após limpar dois marcadores e bater rasteiro para a defesa de Felipe. Ainda antes do intervalo, Merica precisou mexer: Ziquinha sentiu lesão, e Jefferson foi a campo.

Placar não muda

Sérgio Gomes no meio... E na defesa! O camisa oito – e não dois, como de costume – foi quem bloqueou o chute de Marcos Felipe, logo no primeiro minuto, evitando o que poderia ser o gol de empate do América. Depois de um rápido contra ataque, não concluído por Gleison, o time visitante teve uma falta na intermediária para cobrar. Wagner Diniz não aproveitou as duas chances: após carimbar a barreira e isolou. O Friburguense encaixaria outro rápido e eficiente contra ataque, envolvendo, Ricardo, Gleison Jefferson e a conclusão certeira de Lohan, mas em posição irregular segundo o bandeira.

Pouco depois, Gleison arriscou de canhota e acertou a gaveta, mas Felipe voou, e sem dar rebote, evitou o gol com bela ponte. Aos 17, Léo descolou lançamento preciso, de trás do meio de campo, para Ricardo dominar e bater para nova defesa importante de Felipe.

O América mexeu no atacado logo depois do tempo técnico, com direito a entrada do experiente Jean, ex-Flamengo e Vasco, e outros dois jogadores. Mas foi o Friburguense quem criou em duas faltas: na primeira tentativa Léo carimbou a barreira, e na segunda, forçou Felipe a fazer nova intervenção no canto esquerdo. O Tricolor voltou a finalizar com Lohan, de longe, para o encaixe do goleiro no centro da meta.

Do mesmo modo, os visitantes tiveram oportunidade na intermediária, e Luiz Felipe bateu à direita. A chance cristalina surgiria aos 39, quando o próprio Luiz falhou, e Jefferson teve campo para avançar, invadir a área e bater para fora. Se o gol não entrou na conta, ao menos a matemática dos três pontos estava definida em Nova Friburgo.

Ficha Técnica

Friburguense 1 x 0 América

Copa Rio 2016 - Primeira fase
7ª rodada
28/09/2016 - 19h30
Estádio Eduardo Guinle, Nova Friburgo - RJ
Renda: R$ 1.900
Público: 187 pagantes / 245 presentes

Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Gabriel Bernardo Duarte e Marcus Vinícius Brandão

Friburguense: Afonso, Léo, Cadão, Pierre e Ricardo; Bidu, Vitinho, Sérgio Gomes e Gleison (Lucas); Ziquinha (Jefferson) e Lohan (Jarles).
Técnico: Merica

América: Felipe, Wagner Diniz (Wander), Fábio Braz, Luís Felipe, Muniz, Dieguinho, Gabriel, Adam (Accioli), Daniel, Nivaldo e Marcos Felipe (Jean).
Técnico: Clóvis de Oliveira

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Friburguense
Publicidade