“Frida Kahlo – A Deusa Tehuana” fará passagem em Nova Friburgo

Peça é baseada em poemas, cartas e pinturas da artista e é protagonizada por Rose Germano
quinta-feira, 30 de março de 2017
por Dayane Emrich
Peça é interpretada por Rose Germano (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)
Peça é interpretada por Rose Germano (Foto: Renato Mangolin/Divulgação)

A vida e obra da artista plástica mexicana Fridah Kahlo já serviu de inspiração para a produção de filmes, livros e diversas montagens teatrais. Uma delas chega a Nova Friburgo na próxima semana, e vem destacar a personalidade forte e fragmentos verídicos da história da pintora. O espetáculo estará em cartaz nos dias 8 e 9 de abril, sexta e sábado, às 20h, no Teatro Municipal Laercio Ventura, no Suspiro, no centro da cidade.

Baseada em poemas, cartas e pinturas da artista, a peça é protagonizada pela atriz e dramaturga Rose Germano e dirigida por Luiz Antonio Rocha. Ele conta que o monólogo foi livremente inspirado no diário e na obra de Frida, uma mulher considerada à frente de seu tempo. “A peça abre com o prólogo de Dolores Olmedo Patiño, marchand que possui a maior coleção de Frida e Diego [que foi casado com Fridah] no mundo, responsável por preservar e difundir o acervo do casal. Dolores e Frida nunca foram amigas, duas mulheres apaixonadas pelo mesmo homem — uma, colecionadora de arte; outra, a expressão da própria arte”, diz Luiz.

Em uma de sua entrevistas, ele conta que tudo o que é evidente sobre Frida foi excluído da trama. “Queria justamente algo que não estivesse nos registros oficiais da história, que mergulhasse no sentimento mais profundo de uma mulher que queria ser mãe e não conseguiu, que era frágil e, ao mesmo tempo, forte e determinada. Colocamos o inédito, o que as pessoas sequer imaginam, como a sua relação com os médicos”, conta Luiz.

Ainda de acordo com ele, a montagem do espetáculo foi demorada. Durante o processo de pesquisa, ele viajou para o México para assimilar o vivido pela pintora. Ao Sul do país, na cidade de Oaxaca, ele adquiriu as roupas e os acessórios usados na peça, dando ainda mais autenticidade ao monólogo.

Muito elogiado no meio cultural, o monólogo foi definido por Rodrigo Monteiro, crítico teatral, como uma abordagem madura. “Coesa e coerente, Rose Germano apresenta suas personagens com uma tez dura, com expressões que pouco se alteram e com movimentos que aparecem com dificuldade. Em seu trabalho, o mais interessante é observar como sua interpretação evita o drama latino e o exagero que superficialmente a estética de Frida Kahlo poderia supor.”

"Frida Kahlo – A Deusa Tehuana" se passa em um ambiente pouco iluminado, composto por algumas cadeiras de cores vibrantes, uma mesa comprida e diversas molduras, sem telas, sem cores; diferente do figurino, que retrata o estilo escolhido pela mexicana. Um espetáculo fora do comum, que promete envolver o público presente.

Os ingressos, no valor de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia), estão à venda nos seguintes pontos: Alquimia, Cadima Shopping - 2º piso; Contém 1g, Rua Portugal; Chateau Vinhos; Globo Presentes; e na bilheteria do teatro, a partir das 16h, no dia do evento. Vale destacar que, para estudantes e idosos maiores de 60 anos, é obrigatória a apresentação de documento comprobatório da condição na portaria do teatro. A peça tem duração de 70 minutos e classificação de 16 anos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-3501 ou através do site www.imultipla.com.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Teatro | Teatro Municipal Laercio Rangel Ventura
Publicidade