Friburguenses recorrem a avisos contra o excesso de lixo nas ruas

Apesar de tímida, ação expressa descontentamento da comunidade com sujeira em calçadas do Centro
terça-feira, 05 de abril de 2016
por Flávia Namen
Este bem cuidado canteiro na movimentada avenida ganhou esta placa para não se transformar em lixeira (Foto: Lúcio Cesar Pereira)
Este bem cuidado canteiro na movimentada avenida ganhou esta placa para não se transformar em lixeira (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

A ocupação das calçadas de Nova Friburgo por sacolas de lixo colocadas fora dos horários de coleta já foi mostrada em diversas reportagens de A VOZ DA SERRA. O mau hábito é antigo entre moradores e comerciantes de diversos bairros do município, contribuindo para conferir um aspecto de abandono a pontos tradicionais. Além da poluição visual, o problema prejudica o meio ambiente e pode trazer consequências graves, facilitando a ocorrência de enchentes e alagamentos no período de chuvas. Sem contar o risco para a saúde pública, devido à proliferação de ratos, baratas e insetos.

Diante da falta de uma solução para a questão, ações isoladas da própria comunidade podem ser vistas em alguns movimentados endereços da cidade. Na Avenida Alberto Braune, por exemplo, o tronco de uma frondosa árvore situada em frente ao número 94 ganhou um cartaz onde se lê “Jogue o lixo no lixo”. Alguns quarteirões à frente, um bem cuidado canteiro próximo a esquina da Rua Fernando Bizzotto também exibe uma placa nos mesmos moldes. Na referida rua, há ainda uma mensagem em um poste proibindo o descarte de lixo na área. 

Mesmo que pontuais, as ações expressam o descontentamento da comunidade com a sujeira e o habitual amontoado de sacolas de lixo que costumam ficar espalhadas pelas calçadas do Centro, chegando a prejudicar os pedestres em alguns casos. Além do desrespeito ao horário de coleta, há quem reclame dos constantes atrasos na coleta matinal do lixo. Várias queixas têm chegado à redação de A VOZ DA SERRA sobre a demora na retirada do lixo das ruas pelos caminhões da EBMA, empresa responsável pela coleta de lixo em Nova Friburgo. Na manhã da última quinta-feira, 31 de março, por exemplo, a coleta na Rua Prefeito José Eugênio Müller estava sendo feita pouco antes das 11h, horário considerado tarde por muita gente. 

 

  • Mensagens também cercam este poste na Rua Fernando Bizzotto (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Mensagens também cercam este poste na Rua Fernando Bizzotto (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

  • Até esta frondosa árvore na Avenida Alberto Braune exibe um apelo para coibir o descarte indiscriminado de lixo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

    Até esta frondosa árvore na Avenida Alberto Braune exibe um apelo para coibir o descarte indiscriminado de lixo (Foto: Lúcio Cesar Pereira)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Lixo
Publicidade