Friburguenses de todas as idades têm até sexta para se vacinar contra gripe

Campanha foi ampliada para toda a população, até o fim dos estoques
segunda-feira, 05 de junho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
Fila para vacinação no posto de Conselheiro (Foto: Arquivo AVS)
Fila para vacinação no posto de Conselheiro (Foto: Arquivo AVS)

A vacina contra a gripe, antes destinada apenas a um público-alvo específico (maiores de 60 anos, crianças menores de 5, mulheres até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e educação e portadores de doenças crônicas) foi liberada, a partir desta segunda-feira, 5, para todas as pessoas, de todas a idades, nos estados que tiverem estoques disponíveis. A vacinação terminará nesta sexta-feira, 9.

 O anúncio foi feito na semana passada pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. Ele justificou a medida dizendo que, com a proximidade do inverno, a população precisa de mais tempo hábil para que a vacina faça efeito. “É importante que as vacinas sejam aproveitadas. Quem deseja, pode buscar as unidades de saúde até que termine o estoque”, afirmou.

Ao todo, para a campanha de vacinação foram disponibilizadas cerca de 60 milhões de vacinas, de acordo com o ministro. Dessas, ainda restam dez milhões de doses, em 15 estados e no Distrito Federal. A Organização Mundial da Saúde (OMS) define qual deve ser a composição da vacina nos hemisférios Norte e Sul. Eles fazem essa recomendação com base nas cepas de influenza que circularam nos anos anteriores. Em 2017, houve uma pequena modificação no H1N1 que está dentro da vacina desde 2010.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: vacinação | gripe | saúde
Publicidade