Friburguense vence campeonato de League of Legends em Minas Gerais

Conheça o jovem Yan Franco, e o jogo eletrônico mais jogado do mundo
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
A equipe Bounty Hunter: Yan é o de camisa cinza, no meio (Foto: Acervo pessoal)
A equipe Bounty Hunter: Yan é o de camisa cinza, no meio (Foto: Acervo pessoal)

Yan da Silva Franco, 17 anos, estudante do Colégio Nossa Senhora das Dores, venceu no último domingo, 18, o Campeonato Cotemig Liga dos Campeões, do jogo eletrônico League of Legends, realizado em Belo Horizonte-MG. A equipe de Yan, a Bounty Hunter, levou a taça e R$ 4.000,00. No ano passado, eles haviam conseguido a segunda colocação no mesmo campeonato e agora, em 2016, a sensação para Yan e o time é de dever cumprido.

League of Legends (LoL) é um jogo de computador online, atualmente o mais jogado do mundo. Nas partidas de LoL, dois times de cinco duelam entre si para tentar destruir a base do oponente (numa explicação grosseira para leigos, o jogo é como uma mistura de futebol com batalha mágico-medieval). Todos os dias, milhões de jogadores do mundo inteiro se enfrentam em partidas que duram de meia hora a uma hora — ou mais. Além disso, muitos jogadores costumam emendar partidas umas nas outras, jogando por horas, para desespero de muitos pais.

O que não é o caso da mãe de Yan, a auxiliar administrativa Vanessa Silva. “Sempre houve uma preocupação com o número de horas que ele ficava jogando mas procurava observá-lo da seguinte forma: Yan sempre esteve acima da média nas notas escolares, é sociável, tem muitos amigos mesmo tendo um perfil mais caseiro. Se tem uma balada na véspera de um prova ele faz a opção de não ir.” Além do mais, completa Vanessa, Yan é criterioso com sua alimentação (ele costuma comer frutas e cereais) e vai para a academia de ginástica cinco vezes por semana — por iniciativa própria. De fato, um exemplo raro entre os jovens.

Yan é o único membro de Nova Friburgo em sua equipe. O resto do time é formado por jogadores das cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. Junto com ele (que joga na rota do meio), estão Alexandre Lyra (topo), Robson Junior (atirador), Danilo Henrique (suporte) e Julio “Frenetic” César (selva). “Eu e Frenetic nos conhecemos ano passado em uma seletiva para um time, os demais jogadores conheci jogando partidas ranqueadas”, diz o jovem friburguense. As partidas ranqueadas são as que valem pontos, e onde os jogadores podem subir ou descer de nível — bronze, prata, ouro, platina, diamante, mestre e desafiante. Yan é do seletíssimo grupo de mestres, mas apesar do peso da palavra, ele sabe que tem muito a aprender: “Sempre joguei em diversos times a fim de entrar em competições, já perdi algumas chances devido a não saber como lidar com pressão e outros fatores”, diz o friburguense, que tem a intenção de participar um dia do campeonato brasileiro profissional (CBLoL), porém, como está no último ano do colégio, seu foco no momento é passar para a universidade.

Aos iniciados no jogo, os “champs” favoritos de Yan são Azir e Ahri.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: league of legends
Publicidade