Friburguense é segundo lugar em etapa independente do Mundial de Skate Donwhill

Alexandre Moraes fez bonito numa das pistas mais rápidas e temidas do mundo e voltou para casa com o segundo lugar
terça-feira, 24 de novembro de 2015
por Rafaella Dias
Alexandre Moraes no aquecimento da manhã (Foto: Stephanie Abreu)
Alexandre Moraes no aquecimento da manhã (Foto: Stephanie Abreu)

A pista de Teutônia, localizada no Rio Grande do Sul, é considerada por atletas skatistas nacionais e internacionais como umas das ladeiras mais rápidas e desafiadoras do mundo. Isso porque, a velocidade atingida nas descidas são superiores a 100 quilômetros por hora.

Foi nesse cenário, de muita adrenalina, que o atleta friburguense Alexandre Moraes, encarou a ladeira e conquistou o segundo lugar na categoria Master da competição Pro Teutônia 2015, a etapa independente do Campeonato Mundial de Skate Downhill.

Com o aperto da crise econômica, o número de atletas não foi igual aos eventos realizados nos últimos anos, mas isso não interferiu nos desafios que todos os praticantes tinham a enfrentar: permanecer em cima do skate em uma das ladeiras mais rápidas do mundo. Atletas de oito estados brasileiros, como também do Chile, Argentina, Peru, Uruguai e Estados Unidos estiveram presentes. Eram aproximadamente 130 esportistas disputando cinco diferentes categorias (Junior, Feminino, Open, Master e Grand Master).

Nessas competições, os atletas costumam treinar por dois dias para fazer o reconhecimento da pista. No sábado pela manhã efetuam uma descida de aquecimento e outra calculando o tempo, o que se repete a tarde. No domingo, dia de competição, a disputa é realizada por eliminatórias, onde os atletas das categorias correspondentes descem a ladeira de dois em dois, até que se chegue ao vencedor. Quanto mais rápida é a descida do atleta, mais perto do pódio ele chega.

A categoria Master, disputada por Alexandre, contou com apenas três participantes que incluía, além do friburguense, Alexandre Marcante - do Rio Grande do Sul - e Daniel Tebas Burgos, o “Tebas Nose Rider”, atleta internacionalmente conhecido, sendo campeão no esporte desde 1998 e pioneiro na modalidade.

E foi nesse ritmo que o profissional friburguense conquistou o segundo lugar. Com apenas quatro segundos de diferença entre o tempo do atleta local, Alexandre Marcante, e atingido uma velocidade de 110 quilometros por hora, o friburguense Alexandre mandou ver nos 1,7 quilometros de ladeira e trouxe para casa um grande resultado.

Praticando a modalidade street skate desde a adolescência e após ficar parado também por 17 anos, Alexandre retornou ao skate downhill aos 36 anos, após o I Friburgo Freeride Festival, realizado em 2013. “O grupo MTF realizou em Nova Friburgo o I e II Friburgo Freeride Festival em 2013 e 2014, que foi onde voltei para as pistas. Já em 2015, apesar de tamanho esforço, não foi suficiente para conseguirmos a realização do evento. A minha conquista agradeço ao profissional Hélio Silva e Alessandro Martins por estarem sempre na ladeira treinando e compartilhando experiência, assim como todo o grupo MTF Footbreakers Nova Friburgo e o apoio da STD Engenharia, Sakapraia Roupas, Canal Move, minha família e amigos que me incentivam o tempo inteiro”, conta Alexandre Moraes.  

Em Nova Friburgo, tanto os atletas quanto a própria cidade vêm ganhando reconhecimento e destaque no mundo do skate. No último mês, o atleta profissional friburguense Hélio Silva conquistou o segundo lugar na etapa do Campeonato Mundial em Águas de Lindóia, interior de São Paulo. Já a Região Serrana ganha notoriedade devido à grande variedade de pistas íngremes, com boa pavimentação e pouca movimentação de veículos.

Foto da galeria
Alexandre no pódio de Teutônia
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: skate downhill
Publicidade