Friburguense é segundo lugar em etapa do mundial de skate downhill

Apesar do cansaço da viagem e falta de suporte para equipamentos, Helio Silva ganhou destaque entre atletas de todo o mundo
domingo, 01 de novembro de 2015
por Rafaella Dias
Helio (à direita) durante a competição em Águas de Lindóia-SP
Helio (à direita) durante a competição em Águas de Lindóia-SP

O friburguense Helio Silva provou que determinação é o que não falta em seu vocabulário. Após viajar 12 horas de ônibus até Águas de Lindóia, no interior de São Paulo, Helio encarou atletas nacionais e internacionais de alto nível e conquistou o segundo lugar na categoria Master do Circuito Mundial de Downhill Speed, homologado pela International Downhill Federation (IDF).

O percurso de três quilômetros de extensão, realizado no Morro das Sete Curvas, é conhecido por ser desafiador, com descidas íngremes e sete curvas acentuadas. Antes da primeira curva, os atletas podem chegar a uma velocidade de 80 km/h. “Entre todos os circuitos da IDF, esse com certeza é o mais sinistro. O percurso todo é bem técnico e eu tive sorte de estar acostumado com picos mais rápidos e de ‘slide’ aqui em Friburgo, então isso facilitou bastante para que eu tivesse um bom desempenho na pista”, contou Helio.

A categoria Master contou com 10 atletas qualificados. Segundo Helio, cinco deles eram bastante experientes, por conter na bagagem disputas na categoria profissional: “A galera já veio no gás, com uma pegada mais forte. Mas consegui fazer o segundo melhor tempo e trazer esse bom resultado para a cidade”.

Estando pela primeira vez no local, o friburguense não só fez bonito na categoria Master como também mandou ver na Open. Entre os 80 atletas participantes, 64 foram classificados — Helio ocupou a 40º colocação. “Sábado, nos treinos, eu passei em 41º para final da Open, que é a categoria mais difícil e que os profissionais que vivem disso, como Douglas Dalua e o americano Adam Persson, também disputam”.

O atleta contou, ainda, que a cada dois “drops” executados — como são chamados as manobras nas ladeiras — os esportistas trocavam de rodas, mas com a falta de suporte, Helio não conseguiu uma melhor colocação na categoria: “No domingo, que estava valendo a corrida, na categoria Open não deu pra eu ir muito longe, por causa de equipamentos, então fiquei com o 40º lugar”.

Helio trouxe na bagagem, além do segundo lugar na categoria Master, motivação para prosseguir e conquistar mais títulos em sua carreira. “Representando Nova Friburgo e o esporte aqui da serra, consegui trazer um excelente resultado para casa. Muita gente elogiou minha descida, e isso é muito gratificante e também o que nos motiva. Fora as amizades que a gente faz nessas competições. Agradeço muito aos amigos e patrocinadores que incentivam o esporte, Canal Move, Saka Praia, Cush Longboard, TEI Nova Friburgo, Interceptor Bushing e Aquanews”, finaliza Helio.

Foto da galeria
Helio Silva na sede do jornal A VOZ DA SERRA (Foto: Amanda Tinoco)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: skate
Publicidade