Friburguense é campeão de internacional de Jiu-jitsu

Edilson Junior, o Pará, fatura o título do Rio Winter International Open IBJJF Jiu-Jtsu Championship, promovido pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF), no Tijuca Tênis Clube
quinta-feira, 06 de julho de 2017
por Vinicius Gastin
O pódio com Pará no alto (Foto: Marco Aurélio / Gi Azevedo)
O pódio com Pará no alto (Foto: Marco Aurélio / Gi Azevedo)

Um dos nomes de destaque do jiu-jitsu friburguense, Edilson Junior, o Pará, conseguiu mais um feito importante em sua trajetória no esporte. O atleta, representante da Boi Team JJ, liderada por Henrique Mendonça, faturou o título do Rio Winter International Open IBJJF Jiu-Jtsu Championship, promovido pela  Federação Internacional de Jiu-Jitsu (IBJJF), e realizado no Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro.

 “Agradeço muito ao meu professor, Henrique Mendonça, pela confiança e todo ensinamento. Também preciso agradecer a todos aqueles que sempre estão ajudando a chegar cada vez mais perto dos meus sonhos, que são a equipe Anderson França Team, o Vinicius da Academia Conexão, Raphael e Luciana do Mercado Bohrer, o Max da Distribuidora Nova Serra Produtos Naturais, Claudio da CCM Friburgo, Robson da Solimões Transportadora Macuco, Leonardo da Vitrine Imóveis, Sousa & Couto Contabilidade e Antonio, da Frisoldas Auto Peças”, agradeceu o lutador.

O evento vencido por Pará contou com a participação de diversos atletas de nível, acostumados a competir nos principais eventos de jiu-jitsu. Além de Edilson, faixa roxa na modalidade, outros atletas de Nova Friburgo também participaram do Rio Winter International Open. O título teve sabor especial, pois a esposa Luciana e filha Kyra, de apenas cinco meses de idade, além da irmã Manu, estiveram presentes ao ginásio.

Logo na primeira luta, Edilson teve pela frente o atleta equatoriano Juan Diego Zambrano, da equipe Alliace. O atleta do Equador, inclusive, já foi medalhista em diversas competições da IBJJF, como o “Rio International Master 2015”, e na Flórida foi medalhista do “Miami Spring Open 2016” e “Miami Fall Open 2016”. Pré-requisitos que anunciavam uma luta difícil, porém vencida por finalização pelo atleta friburguense, que aplicou uma chave de braço. A vitória garantiu Pará na grande final, onde o atleta carioca Thiago Oliveira, da renomada equipe GFTeam, o esperava.

Edilson enfrentaria mais um adversário de bastante peso. Thiago foi campeão no peso e no absoluto da 3ª etapa do Circuito Mineirinho deste ano, promovido pela Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Desportivo (FBJJD). O atleta da GFTeam tentou puxar Pará para guarda, já colocando na guarda fechada para trabalhar uma finalização na gola. O adversário de Pará acabou fazendo uma variação para aplicar a chave de braço conhecida como “armlock”, mas o friburguense defendeu bem a finalização e fez Thiago desistir da posição. Com postura mais defensiva até então, o lutador de Nova Friburgo conseguiu ganhar a meia guarda numa tentativa de raspagem, e dali em diante passou a dominar o duelo.

Pará conseguiu uma vantagem por quase passar a guarda, mas o carioca defendeu pra fora do tatame, forçando o árbitro a recomeçar o combate no centro do tatame. O atleta da Boi Team foi novamente puxado pra guarda fechada, mas aproveitou bem a oportunidade e, com categoria e uma sequência de movimentos, chegou até as costas do adversário somando quatro pontos. “Pensei na minha filha, que pela primeira vez estava presente em uma competição, me assistindo. Falei com meu adversário, antes de finalizar, que eu estava ali para ser campeão”, conta.

Thiago fez força para tentar escapar do estrangulamento, mas Pará conseguiu finalizar a luta e conquistar o título do Rio Winter 2017.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: jiu-jitsu
Publicidade