Friburguense busca apoio para jogar no Mundial de Futmesa

Atualmente, o atleta da AFFM/Friburguense ocupa a segunda colocação no Ranking Brasileiro de Futebol de Mesa da Categoria Adulto
terça-feira, 07 de julho de 2015
por Jornal A Voz da Serra
Botonista integra o time de futebol de mesa da AFFM/Friburguense
Botonista integra o time de futebol de mesa da AFFM/Friburguense

Com a paleta em mãos e o olhar fixo na bolinha e nas traves, Marcus Vinicius faz do momento de lazer uma fábrica de conquistas. O talento e a aptidão para o futebol de mesa levam o botonista de Nova Friburgo a um lugar de destaque no cenário nacional da modalidade. Atualmente, o atleta da AFFM/Friburguense ocupa a segunda colocação no Ranking Brasileiro de Futebol de Mesa da Categoria Adulto.

“Nas ultimas seis competições nacionais eu fiquei sempre entre os melhores colocados. Por causa disso, ano passado fui à Argentina defender o Friburguense e a Seleção Brasileira no sul-americano de 12 toques. No individual fiquei em quinto lugar e no jogo de seleções fomos campeões. Além disso, ano passado me sagrei campeão estadual desta modalidade”, conta.

Além de jogar pela Seleção Brasileira e pelo Friburguense, Marcus Vinicius também disputa as competições interestaduais pela Seleção Carioca. Atual campeão estadual, o botonista é o terceiro colocado no ranking do Rio de Janeiro. Desta forma já garantiu vaga para participar dos campeonatos Sul-Americano, Copa do Brasil e o Torneiro Rio x São Paulo, além, claro, do Brasileiro de Equipes.

Toda essa trajetória no futebol de mesa garante a Marcus Vinicius o direito de disputar o mundial de bola 12 toques deste ano, que será realizado na Hungria. A presença do atleta friburguense na Seleção Brasileira que participará do torneio é praticamente certa. No entanto, para selar de fato a participação no principal campeonato da categoria, o botonista depende de patrocínios. 

“Estou estudando, junto ao diretor da Confederação Brasileira, uma maneira de viabilizar essa viagem. O custo gira em torno de sete mil reais e, por esse motivo, preciso de patrocinadores. Gostaria de pedir a ajuda do empresariado nessa empreitada. Quero muito jogar este torneio para defender o nosso Friburguense fora do país, como fiz ano passado na Argentina”, destaca.

Trajetória vitoriosa

Desde que começou a praticar futebol de mesa, Marcus Vinicius acumula títulos e premiações. O botonista leva o jogo a sério, e recentemente, inclusive, adquiriu uma mesa de dimensões menores para treinar em casa. Os resultados obtidos pela dedicação do atleta são notórios. Recentemente, ele participou do Campeonato Brasileiro Individual, e alcançou o 6º lugar. Em 25 jogos, foram 17 vitórias, quatro empates e quatro derrotas, com 132 gols marcados e 105 sofridos (saldo positivo de 27 gols).

Ano passado, Marcus Vinicius sagrou-se campeão Estadual Individual na modalidade 12 toques pelo Friburguense. Também pelo Tricolor da Serra foi sétimo colocado na Copa do Brasil, quarto no Campeonato Brasileiro, quinto no Sul-Americano individual e campeão deste mesmo torneio por equipes. Os resultados coroaram o terceiro lugar na Copa do Brasil e a quarta colocação no Campeonato Brasileiro 12 toques, ambos no ano anterior pelo Friburguense.

A trajetória começa em 2005, com o título estadual por equipes em outra modalidade, a pastilha, onde também conquistou o tetracampeonato estadual por equipes pelo Vasco (2006, 2007, 2008 e 2009). Marcus também foi campeão estadual quatro vezes consecutivas pelo clube cruzmaltino na modalidade 12 toques, entre 2006 e 2009. Ainda pelo Vasco, sagrou-se bicampeão estadual individual na modalidade Pastilha nas temporadas 2008 e 2009, e conquistou o Brasileiro por equipes na 12 toques série Prata em 2009. O botonista também esteve na história conquista da Taça Guanabara pelo Friburguense em 2013, na modalidade 12 toques.

Agenda cheia em 2015

Além do sonho de disputar o Mundial, em setembro, Marcus Vinicius terá outros desafios ainda nesta temporada. Ainda neste mês de julho acontece o Torneiro Rio x São Paulo, realizado na capital paulista. Em agosto está prevista a quarta etapa do Estadual Individual, que também servirá como preparação para a Copa do Brasil, em São Paulo, no mês de setembro, quando também será realizada a quinta etapa do Estadual individual. O Sul-Americano está marcado para outubro, em Curitiba, mesmo mês em que será realizada a sexta e última etapa do Estadual individual. A competição carioca por equipes será em novembro, quando Marcus Vinicius integrará a delegação do Friburguense no Campeonato Brasileiro por Equipes, em Curitiba.

  • Botonista integra o time de futebol de mesa da AFFM/Friburguense

    Botonista integra o time de futebol de mesa da AFFM/Friburguense

  •  Atleta de Nova Friburgo busca apoio de patrocinadores para disputar o Mundial

    Atleta de Nova Friburgo busca apoio de patrocinadores para disputar o Mundial

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: futmesa | AFFM/Friburguense | Friburguense | futebol de mesa
Publicidade