Friburgo volta a ter chuva após quase 2 meses de estiagem

Embora o abastecimento de água esteja normalizado, cidade registrou quase 200 ocorrências de queimadas durante a longa estiagem
sábado, 30 de setembro de 2017
por Guilherme Alt
A Avenida Comte Bittencourt neste sábado
A Avenida Comte Bittencourt neste sábado

Após longo período sem chuvas, Nova Friburgo viu o céu ficar cinza e o chão molhado na manhã deste sábado, 30. O calor deu lugar a uma temperatura mais amena e os friburguenses que saíram às ruas levaram o costumeiro casaquinho.

Quem comemora o fim da estiagem são os produtores de flores e agricultores. Apesar de a ausência de chuva não ter prejudicado o andamento das produções, e até cidade vizinhas já estarem racionando água, caso não chovesse nos próximos dias seria a vez de Friburgo sentir os efeitos colaterais.

“A falta de chuva só está afetando, por enquanto, o valor da irrigação, porque o equipamento precisa ficar mais tempo ligado durante o dia. Isso onera o produtor que está usando mais óleo e a energia elétrica para irrigar a lavoura. Há produtores que estão deixando a máquina ligada das 13h às 17h”, disse.

No mês de setembro, Nova Friburgo sofreu com as queimadas nas encostas e montanhas. Foram quase duzentas ocorrências registradas pelo 6º Grupamento de Bombeiros Militar de Nova Friburgo. Com a volta das chuvas o risco de incêndio na vegetação diminui.

Para auxiliar no combate a tantos incêndios, o Corpo de Bombeiros recebeu reforços. O helicóptero do Grupamento Operacional Aéreo (GOA), do Rio de Janeiro, foi usado para sobrevoar diversas localidades nos últimos dias, inclusive para encontrar possíveis novos focos em locais de difícil acesso.

“Ano passado, por exemplo, o período de estiagem já começou com queimadas, esse ano os incêndios em vegetação estão sendo tardios porque os dias secos demoraram a chegar. Fatores como umidade e temperatura fazem culminar no aumento ou diminuição do índice de fogo em vegetação”, comentou comandante do 6º GBM, tenente-coronel Fábio Gonçalves.

De acordo com o site do Climatempo, a previsão para este sábado, 30, é de chuva e para o domingo, 1, sol com algumas nuvens e chuva passageira durante o dia. À noite o tempo fica firme.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Clima
Publicidade