Friburgo volta a registrar 1,5 grau e é a 2ª cidade mais fria do país nesta sexta

Município ficou atrás apenas de Monte Verde, no Rio Grande do Sul. Máxima chegou a 26 graus
sexta-feira, 28 de julho de 2017
por Dayane Emrich
Os jardins do Country neste inverno (Foto: Henrique Pinheiro)
Os jardins do Country neste inverno (Foto: Henrique Pinheiro)

Depois de registrar a menor temperatura do país, 1,5 grau, na última quinta-feira, 27, Nova Friburgo permaneceu entre as cidades mais frias do Brasil. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que informou que os termômetros do município voltaram a marcar apenas 1,5 grau nesta sexta-feira, 28. De acordo como o instituto, temperatura foi a segunda mais baixa do país, ficando atrás apenas de Monte Verde, no Rio Grande do Sul, onde os termômetros marcaram 0,2 grau.

Ainda segundo o Inmet, em Nova Friburgo, o recorde de temperatura foi registrada às 7h da manhã, na estação meteorológica de Salinas, na zona rural de Friburgo. Durante a madrugada, as temperaturas também foram muito baixas. Às 4h, a estação do Inmet registrou 2,7 graus. “Estamos com uma massa de ar frio sobre a região centro-sul do país. Além disso, fatores locais, como a pouca nebulosidade, isto é, o céu aberto, provocam grande perda radiativa e, consequentemente, tem contribuído para as baixas temperaturas”, explicou o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.

Apesar do novo recorde, já que até então a menor  temperatura do ano em Nova Friburgo havia sido registrada no dia 27 de junho, quando a cidade foi considerada a mais fria do estado, com apenas 1,8 grau, há quem diga que não sentiu todo esse frio. “Estava frio, mas nada tão absurdo ou incômodo. Já tivemos dias de sensação térmica mais baixa do que a de hoje e ontem”, disse a professora Marilene Santos.

De acordo com o site especializado em meteorologia ClimaTempo, a explicação para essa discrepância está ligada ao local onde está instalada a estação meteorológica. “A região de Salinas é mais alta e afastada do Centro e, por isso, registra temperaturas mais baixas. Quem mora na região central e até em outros bairros da cidade, com certeza, não deve ter sentido o frio tão intenso”, explicou um meteorologista do site.

Previsão

De acordo com o Inmet, os próximos dias devem ser de manhãs e noites frias em Nova Friburgo. Para este sábado, 29, por exemplo, o instituto prevê mínimas de 2 graus e máximas de 25 graus. O céu ficará nublado durante boa parte do dia e há possibilidade de chuva em áreas isoladas.

No domingo, 30, a temperatura deve ficar entre os 9 e 17 graus e na segunda-feira, 30, entre 9 e 18 graus. Não há previsão de chuva para o fim de semana.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Frio | inverno | Turismo
Publicidade