Friburgo vai receber pescado apreendido pelo Ibama

Polvo e corvina estavam em embarcações flagradas em prática de pesca ilegal
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018
por Jornal A Voz da Serra
Embarcações atracadas na Ilha da Conceição (Reprodução da internet)
Embarcações atracadas na Ilha da Conceição (Reprodução da internet)

Entidades assistenciais de Nova Friburgo vão receber duas toneladas e 62 quilos de pescado apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na madrugada de quarta-feira, 28 de fevereiro. A apreensão, num total de 17 toneladas, foi feita em um cais na Ilha da Conceição, em Niterói, onde a tripulação de três  embarcações foi flagrada praticando a pesca ilegal.

Friburgo será beneficiada juntamente com o Rio de Janeiro, Petrópolis, Teresópolis e Três Rios. A doação faz parte do programa Mesa Brasil, uma iniciativa do Sesc para repassar para instituições assistenciais cadastradas produtos alimentícios em condições de consumo mas com baixo valor comercial devido a alguma ilegalidade.

Em uma das embarcações havia polvo, espécie que não poderia ter sido pescada. Nas outras duas havia corvina, além de bagre e bicuda. As espécies integram a fauna acompanhante da sardinha, cuja pesca é permitida apenas em pequena quantidade. As embarcações portavam exclusivamente as espécies da fauna acompanhante, e não sardinha.

Além de alimentos, as entidades atendidas pelo Mesa Brasil recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar o aproveitamento de alimentos. No Estado do Rio, esses alimentos complementam a refeição de cerca de 50 mil pessoas por mês, em 33 cidades. São atendidas um total de 305 instituições. O programa tem 70 voluntários e, desde dezembro de 2000, já distribuiu 19 mil toneladas de alimentos, sendo 998 somente no ano passado.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade