Friburgo vai ganhar estação robotizada de monitoramento

Outras oito cidades brasileiras devem receber a tecnologia
segunda-feira, 31 de agosto de 2015
por Dayane Emrich

A Escola Municipal Lafayette Bravo Filho, localizada no Loteamento Floresta, em Conselheiro Paulino, foi o local escolhido para receber a primeira estação robotizada de Nova Friburgo. O equipamento, desenvolvido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), tem como objetivo monitorar e alertar sobre possíveis ocorrências de desastres naturais, como deslizamentos e enxurradas. A previsão é que o aparelho seja implantado em outubro.

De acordo com o coronel João Paulo Mori, secretário municipal de Defesa Civil, a estação consiste em um aparelho com sensores que emitem sinais, os quais são refletidos em prismas instalados ao longo da encosta monitorada. “A estação cobre um horizonte de 360 graus e tem alcance de até 2,5 km. Através dela, qualquer movimentação dos morros será detectada”, disse ele, acrescentando que “os prismas serão colocados em residências próximas a encosta. Desta forma, é preciso que os moradores da comunidade autorizem a sua instalação, o que é um processo demorado”, explicou ele na semana passada.

Ainda de acordo com ele, o local onde será implantada a tecnologia foi estrategicamente escolhido já que beneficiará localidades próximas. “Bairros como Rosa Branca, Três Irmãos e Granja Mimosa – populosos e considerados áreas de risco -- também serão favorecidos pela tecnologia, ou seja, com a instalação do equipamento na Escola Municipal Lafayette Bravo Filho é possível atender a um número maior de bairros”, reinterou Mori.  

As informações de prevenção serão transmitidas em tempo real, 24 horas por dia, para o Cemaden. Caso sejam identificados riscos de desastres, o órgão emitirá alertas a Defesa Civil nacional, a qual repassa aos órgãos locais para que sejam tomadas medidas no sentido de evitar ou diminuir os impactos.

Vale destacar ainda que outras oito cidades brasileiras receberão a tecnologia: no estado, Teresópolis, Petrópolis e Angra dos Reis, além de Blumenau-SC, Mauá-SP, Recife-PE, Salvador-BA e Santos-SP. Os municípios foram selecionados por possuírem áreas de risco e por já terem sofrido desastres naturais do tipo. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo site do Cemaden/MCTI www.cemaden.gov.br.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: friburgo | estação robotizada | floresta | conselheiro
Publicidade