Friburgo ganhará sinais de trânsito em LED em março

Serviços de substituição da sinalização na cidade começaram nesta segunda-feira
terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
por Alerrandre Barros
O símbolo dos 200 anos no novo poste de sinais (Arquivo AVS)
O símbolo dos 200 anos no novo poste de sinais (Arquivo AVS)

O secretário municipal de Ordem e Mobilidade Urbana, Marques Henriques, disse nesta segunda-feira, 19, que a substituição dos sinais de trânsito convencionais por equipamentos de LED, no Centro de Nova Friburgo, deve ser concluída pela empresa que realiza o serviço em até 45 dias. Os trabalhos foram retomados na noite de segunda.

“Além da economia, a nova sinalização também contará com botoeiras para portadores de deficiência visual. Os equipamentos permitem a leitura em braile para que o pedestre acione um botão e atravesse somente quando ouvir um sinal sonoro”, comentou o secretário.

Como A VOZ DA SERRA noticiou na última semana, dias antes do carnaval, a instalação dos semáforos foi interrompida por causa dos festejos que, segundo a Smomu, poderiam atrapalhar a execução das atividades. As obras seriam retomadas em março. Apesar disso, de acordo com o governo, a pintura da sinalização horizontal, como faixas de pedestres, por exemplo, foram feitas, durante o período, no distrito de Lumiar e na Via Expressa, em Olaria.

Anunciada em outubro do ano passado, a substituição da nova sinalização vertical e horizontal é financiada através de parceria público-privada (PPP) e custou cerca de R$ 500 mil. O projeto é executado pela empresa Acesstran, de Bom Jardim, que estima redução em 90% do custo com energia elétrica com os semáforos, gerando economia de até R$ 100 mil aos cofres do município.

Os novos postes que darão estrutura aos semáforos mais modernos começaram a ser instalados em dezembro nas principais vias do Centro. Eles têm uma placa circular de 60 centímetros e que reflete as luzes dos faróis de carros e motos. Azuis e brancas, as placas reproduzem a logomarca dos 200 anos de Nova Friburgo (a ser comemorado no próximo 16 de maio).

De acordo com Marques Henriques, os semáforos de Nova Friburgo não são substituídos há 20 anos. Cerca de 30 a 40 lâmpadas são trocadas, todos os dias, nos atuais sinais da cidade. Ultrapassados, os equipamentos apresentam problemas regularmente, por isso, o governo planeja expandir a troca da sinalização para outros bairros e distritos do município.

Locais dos novos semáforos

  • - Cruzamento da Avenida José Ruiz Boléia com a ponte da Rua Sete de Setembro, próximo ao supermercado Cavalo Preto.
  • - Em frente ao Friburgo Shopping e na esquina da Rua Farinha Filho com a Praça Getúlio Vargas.
  • - Cruzamento da Praça Dermeval Barbosa Moreira com a Rua Monte Líbano.
  • - Em frente ao supermercado Extra, na Avenida Alberto Braune.
  • - Em frente à prefeitura.
  • - Em frente ao Cadima Shopping, na esquina da Rua Leuenroth com a Alberto Braune.
  • - Na altura da loja Wermar, na Rua Comandante Ribeiro de Barros, no Paissandu.
  • - No arredores da rotatória do Paissandu.
  • - Em frente ao Mercado das Flores, na Avenida Emil Cleff, no bairro Ypu.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Trânsito
Publicidade