Friburgo será homenageada no carnaval fora de época em Campos

Escola Boi Sapatão levará à avenida enredo dedicado à história e às atrações friburguenses no próximo dia 20 de agosto
segunda-feira, 18 de julho de 2016
por Márcio Madeira

Nova Friburgo será tema do desfile do Grêmio Recreativo Escola de Samba Boi Sapatão, em Campos dos Goytacazes, no norte do estado, no carnaval fora de época a ser realizado no próximo dia 20 de agosto, em meio às celebrações da Semana do Folclore na maior cidade do interior fluminense. A escolha de Nova Friburgo se deu em continuidade a uma tradição que vem se consolidando na mais jovem das escolas campistas, que em anos anteriores já homenageou Macaé, Rio das Ostras, Itaperuna e Conceição de Macabu.

Na última quinta-feira, 14, uma delegação da agremiação esteve em Nova Friburgo. Depois de visitarem a Prefeitura, o presidente da escola, Sérgio Viana; o carnavalesco Bené Fernandes; o compositor Toninho Shita e o diretor de Carnaval, Nilton César, foram recebidos na redação de A VOZ DA SERRA, onde deram mais detalhes sobre o processo criativo e convidaram a população friburguense a participar da festa.

“As pessoas que não conhecem a história estranham o nome da escola”, explicou Sérgio Viana, lembrando que em Campos é tradicional o concurso do ‘Boi Pintadinho’, e o Boi Sapatão venceu esse concurso por dez anos seguidos. “Há 14 anos nos tornamos escola de samba. Naquela época, não tínhamos nada, e hoje somos a agremiação mais estruturada de Campos, a única que tem quadra e barracão”, conta Sérgio. 

O presidente também fez elogios à recepção que teve em Nova Friburgo. “Sempre fomos muito bem recebidos aqui em Nova Friburgo, desde a primeira visita que fizemos. Mesmo com toda a correria o prefeito mais uma vez arrumou um tempo para nos receber. Nos sentimos em casa quando estamos aqui”, disse. 

Já o carnavalesco Bené Fernandes falou sobre o desafio de levar um pouco da serra ao Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop). “Quando se pensa em Friburgo, se pensa na Europa, nos países que formaram a população. A história friburguense é muito rica, mas tivemos que resumir as informações que levantamos, porque a verba de nosso carnaval foi reduzida em função da crise. Isso dificultou muito nosso trabalho, e infelizmente já sabemos que o resultado vai ficar aquém do que poderíamos contar”, prevê Bené. 

Por fim, o compositor Toninho Shita, autor de mais de 60 sambas de enredo, expressou as motivações que o orientaram durante a elaboração da letra. “Eu pesquisei bastante, e tive a ajuda do secretário da Casa Civil de Nova Friburgo, Edson Lisboa, que é historiador e passou várias informações. A intenção durante a composição foi a de mostrar que a cidade já renasceu, como a flor de lótus, após as chuvas de 2011. Não foi uma tarefa difícil, pois minha mãe é de Bom Jardim, a vida toda eu ouvi falar de Friburgo. Minha avó era suíça, então eu já conhecia boa parte da história, e isso aumentou a responsabilidade de compor”, disse Shita.  

A Boi Sapatão tem 34 anos, desfila com cerca de 800 integrantes, e deverá apresentar alas em homenagem à festa de queijos e vinhos, ao futebol friburguense, à lenda do Mão de Luva e diversos outros destaques do passado e do presente friburguenses. O nome oficial do enredo de 2016 é “Nova Friburgo, renascendo no reboar dos tambores nas terras dos goytacases”.

Confira a letra do samba composto em homenagem a Nova Friburgo

Um paraíso na serra
Que o europeu se encantou
Dom João VI decretou
Estava aberta a imigração
Primeiro chegaram os suíços
Depois o alemão
Marco central do nosso estado
Nasceu Friburgo nesta nação

(bis)
Na fazenda do queimado
Vi Puri, vi Goitacá, Mão de Luva a saquear
Do ouro ao café, friburguense dá olé, na agro-indústria
Metalúrgica e vem sambar

Cidade...
Traduz resistência
De cada povo a ciência
Terra de Benito e Clóvis Bornay
Livre... Tem o sabor dos Alpes no tempero
“Country brasileiro!” Lindas praças, grandes festivais
Qualidade de vida, capital da moda íntima
O mundo de flores... Na Flor de Lótus a paz

(refrão)
O meu tambor vai ecoar
Boi Sapatão a me levar
Nas terras Goytacazes
Nova Friburgo Renascerá

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Nova Friburgo
Publicidade