Friburgo retoma programa de recapeamento de vias

Prefeitura compra 600 toneladas de emulsão asfáltica, suficientes para abastecer a cidade pelos próximos 10 meses
terça-feira, 26 de setembro de 2017
por Dayane Emrich
Máquinas na pista
Máquinas na pista

Depois de adiar a compra de asfalto por conta do alto preço do material, em maio deste ano, a prefeitura de Nova Friburgo anunciou no início desta semana que enfim adquiriu a emulsão asfáltica para o recapeamento das vias esburacadas da cidade. Segundo o governo, foram compradas 600 toneladas do insumo, que abastecerão a cidade pelos próximos dez meses.

Conforme reportagem publicada pela VOZ DA SERRA em junho deste ano, o valor estimado para a compra do asfalto era de R$ 1.245.180. Mas, segundo a prefeitura, a empresa vencedora da licitação representou uma economia de quase R$ 260 mil reais sobre esse valor aos cofres públicos. Por conta da chegada do asfalto, a Secretaria de Obras iniciou também nesta semana o projeto “Operação Novos Caminhos”, que tem como objetivo melhorar a situação das estradas da cidade.

Segundo a pasta, já estão sendo contempladas as localidades de Nova Suíça, Parque D. João VI, Alto do Floresta e Mury, além dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra. Alguns desses locais contam o apoio da subprefeitura ou administração do bairro. A secretaria informou também que segue o cronograma elaborado pelo setor e, com isso, pretende, no menor espaço de tempo possível, chegar a todas as áreas que demandam melhorias.

Outro local que vem sendo recuperado é a Estrada Fazenda da Laje, no distrito de Conselheiro Paulino. O estado do asfalto no trecho onde são construídos loteamentos, como o da Rua Sítio São Luís, é motivo frequente de reclamação de novos e antigos moradores.  Ao longo de toda a estrada, motoristas costumam entrar na contramão para evitar passar pelos buracos, correndo riscos de colisões frontais. Outros exemplos de localidades que enfrentam problemas são as estradas vicinais de Vargem Alta e do Alto do Catete, que não dispõem de asfaltamento e são intrafegáveis em determinadas épocas do ano.

Um dos fatos que chamam atenção, no entanto, é que, apesar de a usina estar situada na RJ-150 (que liga Nova Friburgo a São José do Ribeirão), na altura do alto da Chácara do Paraíso, a via é uma das muitas que apresenta diversos problemas. O local, alvo de diversas matérias de  A VOZ DA SERRA, sofre com a grande quantidade de buracos, rachaduras e depressões.

Sobre a usina

A usina de asfalto foi inaugurada em 2015 e tem capacidade para produzir até 80 toneladas/hora de massa asfáltica — cerca de 800 metros quadrados. O equipamento foi instalado anexo ao terreno da antiga usina de asfalto, no alto da Chácara do Paraíso, às margens da RJ-150, em Amparo.

Em abril deste ano, Renato Bravo anunciou que firmou uma parceria com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) para recuperar quatro rodovias estaduais que atravessam o município: RJ-130 (Teresópolis), RJ-142 (Serramar), RJ-148 (Carmo) e RJ-150 (São José do Ribeirão). A prefeitura deve entrar com o asfalto, produzido pela usina, e o órgão com a mão de obra e o maquinário necessário para a pavimentação de trechos esburacados.

Na ocasião, o prefeito informou também que deseja fazer um convênio com prefeituras de municípios vizinhos que viabilize o funcionamento da usina, adquirida no governo anterior. Para que a usina possa funcionar de forma sustentável e sem causar prejuízo para o município, é preciso demanda, mas principalmente recursos. Por isso, o prefeito acredita que a parceria com cidades vai evitar que a fábrica se torne um elefante branco.

COM FOTO/ PREFEITURA

LEGENDA:  Segundo prefeitura, já estão sendo contempladas as localidades de Nova Suíça, Parque D. João VI, Alto do Floresta e Mury, além dos distritos de Lumiar e São Pedro da Serra

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: obra
Publicidade