Friburgo receberá 200 mil mudas de árvores nativas até 2018

Primeiras mudas foram plantadas na última semana na Via Expressa
segunda-feira, 31 de julho de 2017
por Jornal A Voz da Serra
A primeira região a ganhar árvores foi a Via Expressa (Foto: Divulgação/ João Luccas de Oliveira/ PMNF)
A primeira região a ganhar árvores foi a Via Expressa (Foto: Divulgação/ João Luccas de Oliveira/ PMNF)

Até 16 de maio de 2018, Nova Friburgo terá 200 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica plantadas em seu território. O projeto é do Instituto Cio da Terra, uma iniciativa com sede na região de Lumiar e Benfica, e com total foco na preservação do meio ambiente. A primeira região a ganhar árvores foi a Via Expressa, entre os bairros de Olaria e Cônego, na última sexta-feira, 28. Por lá foram plantadas 200 mudas. A ação foi coordenada pelo Comitê Nova Friburgo 200 Anos, junto à Subprefeitura de Olaria e o Horto Municipal.

Além de celebrar o aniversário do município de forma marcante, a ação visa conscientizar a população sobre a necessidade de preservação da natureza. “Já estamos plantando em um tamanho bastante avançado, o que significa que a probabilidade de sobrevivência delas é bem maior. Escolhemos a Via Expressa, porque nessa região há registros de desmatamento e a nossa intenção é que isso não continue”, explicou o secretário geral de Governo, Bruno Villas Bôas.

Entre as 200 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica plantadas recentemente estão dezenas de espécies diferentes, todas com ocorrência na Região Serrana. Dentre elas estão o ipê nas cores rosa, amarelo e roxo, cedro, jacarandá, jatobá, pau formiga, marinheiro, canafístula, leiteira, goiabeira, capixingui, aroeira, ingá, pata de vaca, sangra d’água, entre outras.

“Estou muito feliz de estar aqui participando desse momento. Essa ação simbólica nada mais é do que o resgate da força da natureza, algo muito importante para a melhoria da qualidade de vida da população friburguense”, declarou o prefeito Renato Bravo, que também participou do plantio.

Além de representantes do governo municipal, a ação ainda contou com a presença da Guarda Municipal e Polícia Militar - representada pelo comandante do 11º BPM, tenente-coronel Eduardo Vaz Castelano.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Meio Ambiente
Publicidade