Friburgo recebe o primeiro ecocardiograma transesofágico

Aparelho ajuda no diagnóstico de doenças do coração
quinta-feira, 29 de setembro de 2016
por Jornal A Voz da Serra
O cirurgião cardíaco Gustavo Ventura — na foto com sua filha, a estudante de medicina Renata Couto — destaca o avanço no tratamento de pacientes cardíacos em Nova Friburgo com o novo equipamento
O cirurgião cardíaco Gustavo Ventura — na foto com sua filha, a estudante de medicina Renata Couto — destaca o avanço no tratamento de pacientes cardíacos em Nova Friburgo com o novo equipamento

O município de Nova Friburgo é o quarto do estado a ter um aparelho para a realização de exames de ecocardiograma transesofágico. O equipamento, instalado na clínica Alfamed, foi utilizado pela primeira vez na última terça-feira, 27. Além de Nova Friburgo, apenas o Rio de Janeiro, Niterói e Itaperuna possuem o instrumento.

O exame, que consiste numa ecografia do coração através das paredes do esôfago e do estômago, serve para o diagnóstico de praticamente todas as doenças cardíacas, pois avalia o funcionamento do músculo do coração, das válvulas, mede o tamanho do órgão e da artéria aorta, por exemplo.

Para realizá-lo, um pequeno tubo flexível, semelhante às sondas utilizadas nas endoscopias de estômago, é introduzido através da boca. O procedimento utiliza um anestésico tópico na garganta e uma sedação apropriada, evitando, desconforto ao paciente. Por ser um método semi-invasivo, o ecocardiograma transesofágico é realizado em ambiente hospitalar com monitorização contínua.

Segundo o cirurgião cardíaco Gustavo Ventura Couto,  o aparelho é muito eficiente. “Mais que um exame para avaliação detalhada de inúmeras patologias cardíacas e vasculares, a instalação deste aparelho em Nova Friburgo representa também maior segurança e comodidade para os pacientes. Isso porque não será mais necessário realizar grandes deslocamentos, minimizando, consequentemente, os riscos ao paciente”, disse o cirurgião Gustavo Ventura, acrescentando que “o exame é indicado em patologias graves ou pacientes com infecção em válvula cardíaca, que na maioria das vezes está acamado”. 

O cirurgião cardíaco explica ainda que antes da instalação do ecocardiograma transesofágico em Nova Friburgo, um médico tinha que se deslocar do Rio de Janeiro. “Quando disponível, ele trazia o equipamento portátil. Neste caso, a um custo elevado, já que, além do exame, havia o deslocamento e o risco de danos ao aparelho”, complementou. 

O ecocardiograma transesofágico é particularmente indicado nos casos de trombos (coágulos no coração), endocardites (infecção do músculo cardíaco) e aneurismas da aorta (ruptura das camadas da artéria aorta). Para cada uma dessas situações, existem tratamentos específicos para salvar uma vida.

A clínica Alfamed fica localizada na Rua General Osório, 25, Centro. Mais informações sobre o equipamento, médicos e consultas podem ser obtidas pelo telefone (22) 2521-1082. 

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS:
Publicidade