Friburgo participa da maior aula de natação do mundo

Cidade é uma das 4 do estado e das 49 do Brasil envolvidas no evento mundial, promovido nesta quinta para alertar sobre a importância de saber nadar
quarta-feira, 21 de junho de 2017
por Vinicius Gastin
Friburgo participa da maior aula de natação do mundo

Aprender a nadar é mais do que apenas lazer, e envolve saúde e segurança. Com o objetivo de chamar a atenção para isso, acontece nesta quinta-feira, 22, o evento chamado Maior Aula de Natação do Mundo, envolvendo diversas localidades de todo o mundo, incluindo 49 cidades brasileiras. No estado, Rio de Janeiro, Petrópolis, Macaé e Nova Friburgo vão participar do movimento. No município, o aulão vai acontecer na academia Splash (Av. Dr. Galdino do Valle Filho, Centro), em nove horários: 9h, 9h20, 10h10, 14h, 14h30, 15h, 16h20, 16h50 e 17h20. As atividades são inteiramente gratuitas, e voltadas para crianças de até 14 anos de idade.

“É um evento internacional que visa chamar atenção para o grave problema de afogamentos e a importância de aprender a nadar. A segunda causa de mortalidade infantil é o afogamento, e pouca gente sabe disso. Ele acontece no dia 22 de junho em vários locais do mundo. Nesse dia, queremos convidar o maior número de pessoas para estarem aqui, realizando atividades de natação. Claro que não dá para ensinar a nadar em um dia, mas aprender as técnicas é fundamental. Podem participar crianças de até 14 anos que saibam ou não nadar”, resume a professora de natação Fernanda Oliveira.

De acordo com os idealizadores, a maior aula de natação do mundo é um evento promocional, projetado para criar consciência e despertar a atenção da imprensa local e nacional sobre a importância vital de ensinar as crianças a nadar. Desta forma, acredita-se que é possível reduzir o número de afogamentos em piscinas, cachoeiras, rios e praias, por exemplo. Para que a ideia possa atingir a dimensão desejada, diversas organizações e instalações aquáticas individuais se unem para cuidar dos detalhes do evento. As aulas seguem um padrão, e duram cerca de 30 minutos. Em Nova Friburgo, pelo menos 12 profissionais vão estar envolvidos, e a expectativa é que pelo menos 90 friburguenses participem.

Este vai ser o oitavo ano de edição do evento em caráter mundial. Segundo os organizadores, a aula também ajudará a marcar o início oficial do verão na América do Norte, período onde muitas pessoas buscam atividades recreativas de água como uma maneira de se refrescar durante os meses mais quentes de verão. Durante o aulão, além das noções de aprendizagem sobre a natação, são expostas algumas das habilidades de segurança da água e mensagens que incentivam a prevenção ao afogamento.

O objetivo, a partir deste ano, é alcançar mais de um bilhão de pessoas com a mensagem Lição de natação Salvar vidas até 2019. Os eventos locais vão contemplar dezenas de localidades em mais de 20 países dos cinco continentes, durante o período de 24 horas. “Juntando as nossas vozes juntas, os membros da Team WLSL acreditam que podem fazer uma diferença positiva na vida das crianças e dos adultos em todo o mundo, e levar para casa a mensagem de que aprender a nadar é tão importante para a segurança geral como usar um capacete ao andar de bicicleta. Ou ainda usar um cinto de segurança quando estiver viajando em um carro”, completam os organizadores.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: natacao | saúde | esporte
Publicidade