Friburgo ganhará três novas academias ao ar livre

Parceria entre a Unimed e a prefeitura prevê equipamentos no Centro e em Conselheiro
quinta-feira, 21 de dezembro de 2017
por Dayane Emrich
Foto de capa
A academia da Via Expressa: a primeira (Fotos: Henrique Pinheiro)

Será assinado nesta quinta-feira, 21, coincidindo com a chegada oficial do verão, um convênio entre o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, e o presidente da Unimed local, José Manes, que prevê a criação de três novas academias ao ar livre no município. A reunião acontecerá no gabinete do prefeito às 14h e contará com a presença de diversos secretários municipais. A previsão é que os equipamentos sejam instalados já no primeiro semestre do próximo ano.

Entre os espaços contemplados pela iniciativa estão a Avenida Galdino do Valle Filho, em frente à Igreja Luterana; a Praça Getúlio Vargas, ao lado da Estação Livre (antiga rodoviária urbana) e o distrito de Conselheiro Paulino, em local ainda a definir. O objetivo da parceria é promover, por meio de estímulos à prática de exercícios físicos ao ar livre, os benefícios preventivos da prática de atividades físicas, contribuindo para a melhora da qualidade de vida da população de Nova Friburgo.

De acordo com o presidente da Unimed Nova Friburgo, o médico José Manes, o projeto tem grande relevância, já que, objetiva a promoção da saúde e, consequentemente, a prevenção do aparecimento de doenças crônicas e outros agravos relacionados ao sedentarismo na população. “A Unimed Nova Friburgo como grande interessada em promover hábitos saudáveis, procura com este projeto criar estratégias que possibilitem a participação da população em atividades benéficas à saúde e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida de todos os friburguenses”, disse ele.

O mesmo foi destacado pelo diretor administrativo da unidade. “Pretendemos com a implantação do projeto Academia ao Ar livre no município, reduzir significativamente o sedentarismo e seus efeitos, atenuando gastos financeiros do poder público e dos usuários da Unimed com ações de promoção e prevenção, objetivando melhorar na qualidade de vida da população do nosso município”, afirmou Júlio Andrade.

Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone (22) 2519- 8110 ou pelo e-mail dramos@novafriburgo.unimed.com.br.


Academias já existentes

Atualmente existem três academias ao ar livre em Nova Friburgo. A primeira delas foi inaugurada em 2013, na Via Expressa, em Olaria; logo depois, foi a vez da Praça Lino da Fonseca, no Loteamento Jacina, Chácara do Paraíso; e, por último, a Praça Lafayette Bravo, no centro do distrito de Conselheiro Paulino.

Os equipamentos das academias são de fácil manuseio e devem ser usados para exercícios de musculação e alongamento. O sistema se adapta ao usuário, que deve utilizar o peso do próprio corpo, criar resistência e gerar benefício personalizado, independentemente de idade, peso e sexo.

Alguns desses aparelhos, que geralmente são utilizados na maioria das vezes por idosos, entretanto, estão em desuso há algum tempo por conta do desgaste. Sujeito às variações climáticas, os equipamentos apresentam ferrugens nas dobradiças, enquanto outros estão sem peças, como parafusos, e alguns, quebrados. Além do desgaste natural, estes problemas são causados pelo mau uso e também por atos de vandalismo.

 

LEIA MAIS

Ainda há outros 3 casos suspeitos. Prefeitura intensifica vacinação em áreas rurais do município como ação de bloqueio da doença

Unidade do Suspiro tem fila de 400 pessoas e mais de duas horas de espera na manhã desta quarta

Paciente morava em Teresópolis. Caso foi confirmado por exames laboratoriais

Publicidade
Agora Faz
TAGS: saúde