Friburgo ganha serviço inédito de turismo a pé

Objetivo é contar a história da cidade, em caminhada de 2,5 km pelo Centro. No fim do passeio, o cliente paga quanto quiser
quinta-feira, 02 de novembro de 2017
por Guilherme Alt
Os guias Wallace e Gabriel recebem quatro interessadas na Praça Marcílio Dias, no sábado 28 (Foto: Guilherme Alt)
Os guias Wallace e Gabriel recebem quatro interessadas na Praça Marcílio Dias, no sábado 28 (Foto: Guilherme Alt)

Na manhã do sábado, 28 de outubro, ocorreu mais uma edição do Nova "Free"burgo Walking Tour, um serviço inédito organizado pela Raiz Turismo Receptivo. A iniciativa é sucesso em várias cidades do mundo. A proposta do roteiro é apresentar a melhor forma de conhecer uma cidade: a pé. Os guias contam a história e curiosidades da cidade, de uma maneira diferente e interativa, fazendo uso das ruas, da arquitetura e do “hoje”.  Quem participa do tour recebe dicas e fica por dentro dos lugares mais interessantes que a cidade oferece. Ao fim do passeio, o cliente paga quanto quiser.

“Nós começamos esse projeto em outubro e já temos uma resposta muito boa do público. Eu e a Laís Erthal, uma das idealizadoras do projeto aqui em Friburgo, elaboramos um roteiro que se enquadra tanto ao morador quanto ao turista. Nós propomos uma nova visão da própria cidade. Os espaços que muitas vezes nós passamos diariamente, mas não sabemos a carga histórica daquele lugar. Nós queremos que o friburguense e o turista entendam a nossa história. A partir disso nós vamos valorizar ainda mais a nossa cidade.”, explica Gabriel Ludolf, da Raiz Turismo Receptivo.

Segundo Gabriel, o intuito é que os participantes busquem conhecimento sobre o turismo local e tragam questionamentos que possam enriquecer o passeio. “Temos um roteiro que parte da Praça Marcílio Dias, no Paissandu, vai pela Avenida Alberto Braune e termina na Praça do Suspiro. Às vezes ele sofre alguma alteração por conta do público. A gente às vezes se enquadra no perfil dos participantes e isso é muito interessante”.

Rarina Martins, Thayane Alves, Evelyn Pereira, estudantes de turismo e Larissa Amorim, que cursa nutrição, resolveram participar do turismo a pé no sábado, 28. Das quatro estudantes, somente Evelyn não é friburguense. Nascida em Cachoeiras de Macacu, mas com presença diária na cidade, a estudante e as amigas disseram achar importante conhecer a história de Nova Friburgo e ter uma diferente percepção dos lugares. “Sou estudante de turismo e conheço muito pouco sobre a cidade, não só para a nossa formação profissional, mas pelo prazer do conhecimento, é importante conhecer nossa história”.

“Friburgo precisa de projetos como esse que explorem mais a nossa história, que é muito rica. Com a ajuda do Gabriel e do Wallace, vamos adquirir esse conhecimento necessário e essencial para a nossa profissão.”, afirmou Rarina.

 “Quando estamos fazendo esse roteiro, nós tendemos a valorizar e trazer conhecimento para os friburguenses. É importante saber indicar os locais e explicar o que cada um significa. Quando vem um turista e você sabe passar uma informação completa, isso cria um laço de confiança e uma desejo de querer saber mais. É muito prazeroso participar do projeto e fazer esse roteiro”, diz um dos guias turísticos da Raiz, Wallace dos Santos Silva.

Um outro ponto positivo destacado por  Wallace é que o os moradores de Friburgo muitas vezes desconhecem o nome da rua em que estão e só sabem se localizar por meio de referências. “Durante o passeio a gente fala o nome da rua e explica o motivo da rua receber esse nome. Quando a gente está, por exemplo, na Rua Ernesto Brasílio, que é conhecida como a Rua do Antigo Fórum, nós explicamos toda a história dela”.

O Nova "Free"burgo Walking Tour acontece todos os sábados, pelo Centro de Nova Friburgo. O roteiro tem início às 10h30min, com duração de aproximadamente 1h30min, em um trajeto que passa por mais de dez pontos de interesse, em um total de 2,5 quilômetros.

Para outras informações, entrar em contato através dos telefones (22) 99895-1063 / 21 98384-8520 ou nas redes sociais: raizturismoreceptivo (Facebook/Instagram) ou pelo em-mail: raizturismoreceptivo.gmail.com.

 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TAGS: Turismo
Publicidade